O candidato do PT, à Prefeitura de Fortaleza, Evandro 13, continua visitando a população de Fortaleza, ouvindo as necessidades de quem mais precisa e vendo de perto a realidade daqueles que foram esquecidos pelo poder público municipal. Na manhã desta terça-feira (1º), Evandro 13 fez caminhada pelo bairro Bom Jardim e viu que os moradores vivem em condições precárias.
Andar pelos bairros mais pobres de Fortaleza é ver que a desigualdade social divide a capital em dois mundos. De um lado, uma parcela da população fortalezense desfruta de uma cidade turística, urbanizada e que tem o maior PIB do Nordeste, do outro, existe um cenário de extrema pobreza, falta de estrutura básica, como calçamento ou iluminação pública. Quem mora na periferia sabe como é viver em uma Fortaleza que foi esquecida pelo poder público municipal e não oferece sequer a menor infraestrutura para os moradores ter dignidade.
Em caminhada pelo bairro Bom Jardim, uma dos bairros mais populosos de Fortaleza, o que se vê são ruas sem nenhuma pavimentação, com poças de água suja espalhadas por vários lugares, muitos buracos e uma área que até hoje não recebeu saneamento básico. Quem é morador da região convive com a lama, poeira, mau cheiro e espera que o próximo prefeito de Fortaleza, não abandone a população mais carente.
“Nem parece que a gente mora numa capital, parece que a gente mora numa cidade pequena, esquecida pelo prefeito, pelos vereadores, aqui é esquecido. Você pode ver, não tem nem pavimento, aqui é esquecido. Sempre foi prometido e nunca foi feito. Somos esquecidos mesmo”, desabafou Rafael da Silva.
Na caminhada pelo Bom Jardim, Evandro 13 presenciou o quanto a população está desassistida de políticas públicas. O candidato se comprometeu a fazer mudanças que vão impactar na qualidade de vida dos moradores e devolver dignidade.
Investimento em todos os bairros
“A realidade aqui do Bom Jardim não é diferente da realidade dos demais bairros de Fortaleza. Nós vamos descentralizar esses investimentos. Fortaleza não pode estar com os investimentos centralizados nos bairros nobres, na Beira-Mar, no Meireles, na Aldeota. A infraestrutura é extremamente importante porque dá mais conforto e mais segurança para a população. Nós iremos fazer um forte investimento em infraestrutura, sobretudo em pavimentação em todos os bairros de Fortaleza, principalmente nos bairros periféricos. Bom Jardim é um bairro importante, que tem uma grande população e nós temos que olhar para essas pessoas, enxergar essas pessoas e levar políticas públicas do governo municipal para todos esses bairros”, afirmou.
Ao longo da caminhada, se deparando com diferentes problemas e ouvindo relatos dos moradores que pedem por uma gestão municipal que seja sensível às necessidades do povo, Evandro 13 reafirmou o compromisso de universalizar o saneamento básico na cidade e prometeu que o Bom Jardim será beneficiado com a mudança.
Em uma das casas que visitou, Evandro 13 também conversou com a vendedora Cassiane Ferreira que listou as inúmeras dificuldades no bairro. “Eu pedi pra ele trazer um CAPS pro nosso bairro e seria muito bom porque a gente que é mãe e precisa do atendimento hoje tem que se deslocar para outro bairro e é muito complicado”, desabafou. Cassiane é mãe de duas crianças que fazem acompanhamento de saúde mental: uma de seis anos e outra de 15 anos de idade.
Ela conta ainda que a falta de infraestrutura prejudica a vida dos moradores. “Aqui quando chove alaga tudo e a água do canal bate quase no nosso joelho. Aqui não tem saneamento, os postos de saúde precisam de melhoria para atendimento e na entrega dos remédios. A gente espera que o Evandro ganhe pra fazer a mudança porque ele veio pra fazer a mudança”, disse.
Há cinco dias da votação que vai definir o futuro de Fortaleza, Evandro 13 disse estar motivado para fazer a mudança que Fortaleza precisa. “A população está aderindo a nossa campanha. Eu tô muito otimista porque vejo muita receptividade da população fortalezense, vejo as pessoas com esperança de mudança e não é uma mudança qualquer, é uma mudança para melhor. Faltam cinco dias, vem com o 13 e domingo é 13 para prefeito de Fortaleza”, disse.