O prefeito de Fortaleza, José Sarto, esteve, nesta terça-feira (31/05), no Instituto Sueco durante missão oficial na cidade de Estocolmo, Suécia. Em busca de parcerias e investimentos para a Capital cearense, Sarto apresentou ações do Município destinadas à juventude, às mulheres, e também de incentivo ao esporte e ao empreendedorismo, a partir da inovação.
“Conversamos sobre várias ações realizadas na cidade de Fortaleza, incluindo propostas de políticas para a juventude, que é um dos pontos fortes do Instituto Sueco. Passamos a tarde conversando e tivemos um proveito excelente. Para 2023, nós devemos ter novidades para a nossa Cidade”, afirmou Sarto.
O prefeito se reuniu com os gerentes de Projeto do Instituto Sueco, Karin Kärr e Oskar Röhlander, e com a chefe do departamento de Comunicação da Suécia na instituição, Monika Wirkkala. O objetivo da reunião foi ampliar a parceria e assegurar consultorias e investimentos em novos projetos em 2023.
Durante o encontro, Sarto detalhou o trabalho realizado pela Rede Cuca, que tem promovido a inclusão social de jovens em Fortaleza, por meio de atividades de esporte, lazer e capacitações, estimulando o protagonismo juvenil. Sobre esporte, o prefeito enfatizou os investimentos nas Areninhas, que proporcionam acesso ao esporte principalmente nas periferias de Fortaleza.
Na área do empreendedorismo, ele destacou o programa Nossas Guerreiras, que incentiva o empreendedorismo ofertando crédito orientado de até R$ 3 mil a mulheres de baixa renda, preferencialmente chefes de família.
A Prefeitura de Fortaleza já executa programa em parceria com o Instituto Sueco. Chamada Parada Segura, a iniciativa prevê uso de tecnologias para proporcionar maior segurança aos usuários do transporte público. A Capital foi uma das cidades selecionadas pelo edital Urban Challenges para receber consultoria em projetos que promovam um transporte público mais seguro.
O projeto-piloto ja está em operação na avenida 13 de Maio. Em breve, será entregue a segunda unidade, no Benfica. A ideia é implementar o projeto em 200 paradas de ônibus na Capital, incluindo videomonitoramento, wi-fi, melhoria na iluminação, acessibilidade e ações de segurança cidadã.