Em colaboração com a Célula de Fomento à Cidadania e ao Empreendedorismo de Impacto Social do Comitê de Responsabilidade Social da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), alunos da Universidade de Fortaleza (Unifor) visitaram a comunidade Pio XII, nesta terça-feira (12/11), em uma iniciativa que tem como objetivo identificar e compreender as demandas dos moradores, com foco em questões jurídicas, iniciativas de empreendedorismo e desenvolvimento de projetos sustentáveis.
Essa é a segunda turma a participar dessa parceria entre a Alece e a Unifor. Neste primeiro momento, a nova turma de alunos conheceu ruas, espaços e moradores da comunidade – também conhecida como Pau Pelado – ao lado da Casa Legislativa.
Posteriormente, os estudantes devem realizar entrevistas com os moradores e fazer mapeamento das deficiências para avaliar as condições e necessidades da população. Essas ações ajudarão na formulação de possíveis projetos de apoio e intervenções sociais, bem como na elaboração de relatórios que poderão servir de subsídio para ações futuras junto à comunidade.
Cerca de vinte estudantes das disciplinas de Empreendedorismo e Sustentabilidade dos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Comércio Exterior, Jornalismo, Moda e Publicidade, participaram da visita, todos sob orientação da professora Roselene Couras.
A analista de projetos da Célula de Cidadania e Fomento ao Empreendedorismo de Impacto Social do Comitê de Responsabilidade Social, Gardênia Aguiar, avalia que o trabalho tem causado um impacto positivo para a comunidade, pois possibilita conhecer as necessidades dos moradores e realizar ações efetivas para suprir suas demandas, bem como subsidiar políticas públicas.
“Esse mapeamento nos faz conhecer as necessidades da comunidade dentro da comunidade. Como fruto dessa parceria, fizemos várias ações, nessa comunidade e em outras. Aqui, em especial, pois são nossos vizinhos. Então a gente sempre está aqui, através do Comitê de Responsabilidade Social da Alece”, disse.