O ex-ministro do Esporte e hoje deputado federal Orlando Silva (PCdoB/SP) realiza visita ao Ceará, onde veio ver de perto a experiência do Estado no setor da Educação. O parlamentar foi recebido por lideranças do PCdoB e do PDT.
Segundo postagem do deputado nas redes sociais, o intuito maior é ‘conhecer melhor o modelo educacional de Sobral, que há anos lidera o Ideb e teve o melhor desempenho brasileiro no Pisa’.
O parlamentar chegou na última quinta-feira (06) no Estado, ficando até à noite de ontem(07). Para Silva, foi muito inspiradora a visita. “Foi inspirador conhecer a experiência educacional de Sobral, com políticas que têm sido referência para o Ceará e para o país. É fruto de uma decisão política de priorizar a educação, tornando uma questão vital para o município, acima de interesses menores ou de opções de cada governo. Hoje, os frutos aparecem na liderança no Ideb, como a melhor educação municipal do Brasil”, disse ao Blog do Edison Silva.
Roteiro
Na quinta-feira (06), Orlando foi recebido em Fortaleza pela vice-governadora Izolda Cela, o deputado federal Leônidas Cristino (PDT) e os copartidários Inácio Arruda e deputado Dr. Carlos Felipe. Izolda foi anteriormente secretária de Educação em Sobral e Leônidas prefeito daquela cidade.
Ainda na quinta-feira, o ex-ministro postou um vídeo na estrada, a caminho de Sobral. Na legenda, um questionamento, comparando Sobral à São Paulo. “A caminho de Sobral. Em 2017, tinha renda per capita de 21.679 reais, São Paulo de 57.759. As receitas de Sobral foram de 620 milhões, as de SP 54 bilhões. Como pode a nota do Ideb de Sobral ter sido 9.1, a maior do Brasil, e a de SP apenas 6.3, no longínquo 1461° lugar?”, questionou.
Em Sobral
Já na cidade da Zona Norte cearense, postou no início da noite fotos da comitiva, agora com as presenças da deputada estadual Augusta Brito (PCdoB) e do prefeito de Sobral, Ivo Gomes. Na legenda, novos elogios à gestão da cidade que, segundo ele, tomou a “decisão política de priorizar a educação como política permanente, indicações técnicas, avaliação permanente dos alunos e professores, formação e incentivo aos docentes”.
Nesta sexta-feira, Silva e sua comitiva visitaram um CEI (Centro de Educação Infantil) da cidade, ao lado de Hebert Lima, secretário de educação de Sobral. Nas redes sociais, destacou a criação no Ceará do Programa de Alfabetização na Idade Certa. “O PAIC teve início em Sobral e foi estadualizado no governo do senador Cid Gomes. A política prevê uma gratificação a partir do desempenho alcançado pelos estudantes”, afirmou.