
Desde os primórdios, a humanidade vem desenvolvendo tecnologias para facilitar sua vida. Ao longo dos séculos, surgiram inovações como a imprensa, o telefone, o automóvel e a televisão, por exemplo. Essa revolução tecnológica se intensificou com a chegada da internet, que permitiu a conexão global de pessoas e informações em tempo real.
As tecnologias, entendidas como um conjunto de instrumentos, métodos e técnicas que visam a resolução de problemas, não apenas ampliam nossas capacidades individuais, mas também têm o potencial de transformar realidades ao democratizar o acesso ao conhecimento, ao conectar pessoas de diferentes partes do mundo para que possam pensar colaborativamente e ao criar oportunidades para que a inovação aconteça.
A 2ª Edição do Desafio Liga Jovem, maior competição nacional de empreendedorismo e tecnologia para estudantes, acredita no potencial transformador das juventudes e das tecnologias e, com isso, estimula que estudantes criem, no formato competição, uma solução transformadora, envolvendo ferramentas tecnológicas, como aplicativo, site, jogo físico ou eletrônico, redes sociais, plataforma, metodologias ou outras tecnologias de produção e/ou fabricação, para resolver um problema de sua escola e/ou comunidade.
O objetivo do programa é que os estudantes desenvolvam competências e atitudes empreendedoras e se reconheçam como protagonistas de mudanças em sua realidade, não apenas como usuários ou como “público-alvo”, mas também como criadores de soluções para os desafios da sociedade. Para isso, o Desafio Liga Jovem ofertará uma trilha de aprendizado com conteúdos didáticos de Inovação e Empreendedorismo Tecnológico, incluindo certificado de conclusão de curso para todos os participantes.
Para se inscrever gratuitamente basta formar sua equipe e acessar o site www.desafioligajovem.com.br para preencher todos os campos obrigatórios. O prazo é até o dia 7 de junho de 2024.
Podem participar estudantes de instituições públicas e privadas de todo o Brasil, em qualquer curso autorizado pelo MEC. As equipes devem ser formadas por no mínimo dois e no máximo cinco integrantes, da mesma escola e categoria, e um professor orientador.
As categorias são
Imagina: alunos do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental
Cria: alunos do 1º ao último ano do Ensino Médio
Inspira: alunos da Educação Profissional (Técnico)
Avança: alunos da Educação Superior (Graduação ou Tecnológico)
Os projetos de soluções inovadoras são avaliados com base em 5 (cinco) critérios: Entendimento do público-alvo, Criatividade e Inovação, Impacto no dia a dia da comunidade, Sustentabilidade financeira e Protótipo. Cada critério recebe uma pontuação de 1 a 5.
Etapas do projeto
O projeto é composto por etapas que passam por virada empreendedora, entrega do projeto, etapas estadual e regional, até chegar à etapa nacional.
Confira o cronograma:
7 a 9 de junho: Virada Empreendedora
Uma maratona de conteúdo sobre inovação, tecnologia e metodologias ativas para apoiar os estudantes no aprimoramento de suas competências empreendedoras e as equipes no desenvolvimento de seus projetos.
Até 20 de junho: Entrega do projeto
Após a virada, as equipes devem gravar um vídeo de até 5 minutos apresentando seu projeto. Os 24 melhores projetos de cada estado passarão para a próxima etapa.
Agosto: Etapa Estadual
As equipes selecionadas apresentarão seus projetos ao vivo para uma bancada de jurados online. Serão quatro bancas por estado, que definirão um grupo vencedor, de cada categoria, que passa para a próxima etapa.
Setembro e outubro: Etapa Regional
Os vencedores de cada estado apresentarão seus projetos para uma nova banca de jurados online.
A melhor equipe de cada categoria ganhará uma viagem com tudo pago para participar da fase final presencialmente e um aparelho celular de última geração para cada participante e orientador.
Dezembro: Etapa Nacional
A Etapa Nacional é uma premiação por si só: as equipes representantes de cada região irão viajar para uma das capitais tecnológicas do Brasil com tudo pago para participar de eventos, visitas e experiências exclusivas.
As cinco equipes de cada categoria irão apresentar seus projetos pessoalmente, para uma banca de jurados especial.
Premiação:
1º lugar: uma viagem internacional com tudo pago para participar de um evento de inovação e ter visitas e passeios, e um notebook de última geração.
2º lugar: smartwatches de última geração.
3º lugar: tablets de última geração.
O Sebrae mantém um olhar constante sobre as novas tecnologias, buscando implementar ferramentas, programas, cursos, capacitações e ações de fomento à inovação. Estas iniciativas visam proporcionar soluções e apoio indispensáveis ao empreendedorismo. Não perca tempo, forme sua equipe e inscreva-se agora mesmo pelo link www.desafioligajovem.com.br ou compartilhe com aqueles que você sabe que farão a diferença em sua comunidade.
Para obter esclarecimentos e mais informações, acesse o site ce.sebrae.com.br ou ligue para a Central de Atendimento no telefone 0800 570 0800.