O empreendedor e pesquisador Marlon Cunico, PhD, de Fazenda Rio Grande, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), conquistou a terceira colocação no Prêmio Jovem Inovador do Brics, organização de países em desenvolvimento (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), com a tecnologia CeramicLab, da empresa Zirconium Equipamentos Tecnológicos. O evento foi realizado no início do mês, em Gqeberha, na África do Sul. A empresa também conquistou a primeira colocação na categoria manufatura.
A tecnologia brasileira permite a produção de próteses dentárias em porcelana, cerâmica e metal, vitro-metálicas e vitro-cerâmicas, de forma inovadora, com redução de custos em 20 vezes, aumento de produção em sete vezes, redução de processos manuais em cinco vezes e de resíduos não recicláveis em 98%. O trabalho, fruto de mais de seis anos de pesquisa, é patenteado.
A Zirconium Equipamentos Tecnológicos integrou o Programa Top 10 do Sebrae/PR, que identifica startups promissoras no Paraná.
“Por meio do Programa fizemos algumas adequações e análises de comportamento e conseguimos acelerar o negócio com suporte técnico disponibilizado. Participamos do Prêmio após incentivo do Sebrae”, comemora Marlon Cunico, CEO da Zirconium.
Segundo ele, o planejamento, para daqui cinco anos, é disponibilizar tecnologia ao Sistema Único de Saúde (SUS), universidades, centros de pesquisa, laboratórios e consultórios, além do lançamento de mais sete produtos para dar suporte à indústria de transformação, como automotiva e aeroespacial.