Nesta quinta-feira (30/06), em Quixadá, será lançada a pedra fundamental da indústria de telhas de plástico Telite X Solar. Empresários e investidores da Telite S.A estarão no Ceará para iniciar a implantação da indústria, que irá gerar empregos diretos e renda para os recicladores, bem como contribuir com a causa ambiental. Para o evento, chega hoje(29/06) a Fortaleza o empresário Almir Rezende, o maior investidor dessa indústria, que vai gerar mais de 100 empregos diretos, inicialmente.
Segundo o deputado Salmito, que conseguiu trazer essa indústria para Quixadá por meio do programa Pontes de Oportunidades para o Desenvolvimento (PODE), essa nova telha da Telite consegue converter a energia solar em eletricidade com a adição do grafeno, tornando as construções autos suficientes em energia.
Essa indústria, que é uma das 78 startups da América Latina com o Selo IImpact, o qual reconhece negócios de impacto socioambiental, também comprará todo o lixo seco e irá separar e aproveitar o que é plástico, dando destinação econômica e ambiental aos demais itens, como, por exemplo, o vidro.
“Uma das razões de a indústria ser instalada em Quixadá é o fato de lá existir um pólo universitário e de que a indústria irá desenvolver, com universidades locais, uma tecnologia com grafeno para uma possível geração de energia elétrica da telha a partir do sol. Outra razão da vinda da indústria foi o programa PODE ,que reuniu as condições favoráveis do setor público com o indispensável apoio do governo do Estado e da prefeitura de Quixadá”, ressalta Salmito, criador do programa. O investimento está em torno de R$ 15,5 milhões.
Segundo Leonardo Retto, CEO da empresa , existe a preocupação com a gestão da coleta de resíduos sólidos. “A Telite e a UFC de Quixadá estão no processo de formalização de parceria para a execução de um projeto de inovação que envolverá o desenvolvimento de um sistema de gestão de agendamento para coleta de resíduos recicláveis. “É um projeto que fortalece a parceria entre a Universidade e empresas do Sertão Central e promove desenvolvimento tecnológico e impacto direto na qualidade do trabalho das pessoas que coletarão material reciclável para a Telite”, pontua Leonardo.
Participarão do evento, o qual marca o início da montagem da Telite X Solar Quixadá, investidores da empresa do Rio de Janeiro e São Paulo, diretores e presidentes de companhias do exterior, além do deputado Salmito e do prefeito de Quixadá, Ricardo Silveira, e suas equipes.