Últimas Notícias
Empresas cearenses participam da primeira rodada de negócios internacional online
Home Últimas Notícias Empresas cearenses participam da primeira rodada de negócios internacional online

 

Sete empresas cearenses participaram de 22 a 26 de junho de uma rodada internacional de negócios do setor de alimentos e bebidas, envolvendo micro, pequenas e médias empresas. Chamada de “Business Connection Brazil: Food & Beverage”, a iniciativa é do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e foi executada em conjunto pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), Confederação Nacional da Indústria (CNI), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Plano Nacional da Cultura Exportadora (PNCE), do Ministério da Economia. No Ceará, a rodada contou com a articulação do Centro Internacional de Negócios da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC).

A ação conectou cerca de 300 fornecedores brasileiros a compradores de toda a América Latina, além dos Estados Unidos, Índia, Emirados Árabes e Canadá. Essa foi a primeira vez que o evento aconteceu no modelo virtual em função da pandemia do novo coronavírus. Segundo os participantes, a experiência já começa a render frutos. É o caso da empresa cearense Omvit, do segmento de castanha de caju, que está negociando o envio de uma carga ao Uruguai. O representante da empresa, Cleber Vidal, destacou que as reuniões foram proveitosas e seguiram o mesmo padrão das rodadas presenciais.

“Fizemos contato com dois compradores com quem já tínhamos tido contato anteriormente. Um deles, já havia sido nosso cliente, e a rodada serviu para nos reaproximar. O outro, já tínhamos tido contato, mas não havíamos efetivado negócios. Agora, estamos finalizando uma negociação e provavelmente em julho a gente fecha a primeira carga para o Uruguai com ele. Foi muito bom. Se esse modelo pegar vai ser muito proveitoso para as empresas”, avalia.

Outra empresa participante foi a Alimempro, empresa que atua no beneficiamento de alho. O representante da empresa, Isaac Matos, conta que a rodada resultou em dois contatos muito bons, sendo um no Canadá e outro na Europa.  “Continuamos caminhando para em breve realizar o sonho da primeira exportação. Agradeço demais a força do Centro Internacional de Negócios da FIEC por todo o apoio”, frisou. Das sete empresas participantes, cinco são filiadas ao Sindicato das Indústrias da Alimentação e Rações Balanceadas do Ceará (Sindialimentos).

A gerente do Centro Internacional de Negócios da FIEC, Karina Frota, avalia que o evento faz parte de uma histórica parceria para apoiar os pequenos negócios brasileiros na retomada da economia. Segundo ela, a internacionalização é uma saída estratégica para ultrapassar este momento desafiador e aumentar a competitividade das empresas. “Essa rodada é parte de um conjunto de ações de suporte às empresas cearenses para incrementar a geração de negócios e tornar nossa indústria mais competitiva”, destaca.

A rodada virtual internacional é um dos desdobramentos da ConnectAmericas.com. A plataforma gratuita de negócios foi criada pelo BID para apoiar mais de 300 mil empresas cadastradas na realização de mais e melhores negociações internacionais, fomentando o comércio exterior e investimentos internacionais nos países da América Latina e Caribe. Além da rodada, o evento contou com outras atividades online, como webinars e capacitações.

Compartilhe:
Veja Mais