Sete empresas cearenses participaram de 22 a 26 de junho de uma rodada internacional de negócios do setor de alimentos e bebidas, envolvendo micro, pequenas e médias empresas. Chamada de “Business Connection Brazil: Food & Beverage”, a iniciativa é do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e foi executada em conjunto pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), Confederação Nacional da Indústria (CNI), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Plano Nacional da Cultura Exportadora (PNCE), do Ministério da Economia. No Ceará, a rodada contou com a articulação do Centro Internacional de Negócios da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC).
A ação conectou cerca de 300 fornecedores brasileiros a compradores de toda a América Latina, além dos Estados Unidos, Índia, Emirados Árabes e Canadá. Essa foi a primeira vez que o evento aconteceu no modelo virtual em função da pandemia do novo coronavírus. Segundo os participantes, a experiência já começa a render frutos. É o caso da empresa cearense Omvit, do segmento de castanha de caju, que está negociando o envio de uma carga ao Uruguai. O representante da empresa, Cleber Vidal, destacou que as reuniões foram proveitosas e seguiram o mesmo padrão das rodadas presenciais.
“Fizemos contato com dois compradores com quem já tínhamos tido contato anteriormente. Um deles, já havia sido nosso cliente, e a rodada serviu para nos reaproximar. O outro, já tínhamos tido contato, mas não havíamos efetivado negócios. Agora, estamos finalizando uma negociação e provavelmente em julho a gente fecha a primeira carga para o Uruguai com ele. Foi muito bom. Se esse modelo pegar vai ser muito proveitoso para as empresas”, avalia.
Outra empresa participante foi a Alimempro, empresa que atua no beneficiamento de alho. O representante da empresa, Isaac Matos, conta que a rodada resultou em dois contatos muito bons, sendo um no Canadá e outro na Europa. “Continuamos caminhando para em breve realizar o sonho da primeira exportação. Agradeço demais a força do Centro Internacional de Negócios da FIEC por todo o apoio”, frisou. Das sete empresas participantes, cinco são filiadas ao Sindicato das Indústrias da Alimentação e Rações Balanceadas do Ceará (Sindialimentos).
A gerente do Centro Internacional de Negócios da FIEC, Karina Frota, avalia que o evento faz parte de uma histórica parceria para apoiar os pequenos negócios brasileiros na retomada da economia. Segundo ela, a internacionalização é uma saída estratégica para ultrapassar este momento desafiador e aumentar a competitividade das empresas. “Essa rodada é parte de um conjunto de ações de suporte às empresas cearenses para incrementar a geração de negócios e tornar nossa indústria mais competitiva”, destaca.
A rodada virtual internacional é um dos desdobramentos da ConnectAmericas.com. A plataforma gratuita de negócios foi criada pelo BID para apoiar mais de 300 mil empresas cadastradas na realização de mais e melhores negociações internacionais, fomentando o comércio exterior e investimentos internacionais nos países da América Latina e Caribe. Além da rodada, o evento contou com outras atividades online, como webinars e capacitações.