Homenageados pelo deputado estadual Lucinildo Frota. Enfermeiro Júnior Nascimento, Enfermeira Lili e enfermeira Joana Darc Maia.
No último dia 17 de maio, a Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (ALECE) celebrou, em sessão solene, o Dia Internacional da Enfermagem, destacando a histórica importância dos profissionais e as pautas trabalhistas da categoria.
Entre as personalidades da Enfermagem Cearense homenageadas estava a Enfermeira Lili: uma voz ativa e figura proeminente, incansável na luta pelos direitos dos trabalhadores da enfermagem no Brasil.
Com uma trajetória marcada por dedicação e perseverança, Lili se destaca como uma ativista fervorosa, comprometida com a melhoria das condições de trabalho e a valorização dos profissionais de enfermagem.
Um dos pontos centrais da militância de Lili é a defesa do piso salarial digno para a categoria. Consciente da importância de uma remuneração justa para garantir a qualidade dos serviços de saúde, ela tem se mobilizado em diversas frentes para assegurar que os enfermeiros, técnicos e auxiliares recebam um salário que reflita a complexidade e a responsabilidade de suas funções.
Além disso, Lili é uma forte defensora da jornada de 30 horas semanais, uma medida essencial para promover a saúde e o bem-estar dos profissionais, evitando a sobrecarga e permitindo uma melhor qualidade de vida.
Outro eixo fundamental da atuação de Lili é a Emenda Constitucional 127 (PEC 127), que prevê recursos para o pagamento do piso salarial da enfermagem, juntamente com a articulação política com o Deputado Mauro Benevides Filho.
A Enfermeira Lili tem se destacado no diálogo com parlamentares como Lucinildo Frota, autoridades e entidades representativas para promover a aprovação e avanços, ciente de seu impacto transformador para a enfermagem no Ceará e no Brasil.