As equipes de transição do atual prefeito e do prefeito eleito de Fortaleza se reuniram na tarde desta terça-feira (12), na Academia do Professor, para darem início ao processo de planejamento e organização para a mudança de gestão. A data da reunião foi definida na manhã de hoje durante encontro, no Palácio do Bispo, entre o prefeito José Sarto; o prefeito eleito Evandro Leitão; a vice-prefeita eleita e coordenadora da transição da próxima gestão, deputada Gabriella Aguiar, e Renato Lima, secretário de Governo da Prefeitura e coordenador da equipe do atual prefeito. Durante a reunião foi deliberado o cronograma dos trabalhos da transição. Na quinta-feira (14), às 10 horas, acontece o próximo encontro, quando serão apresentados dados de gestão e na próxima semana acontecerão as reuniões setoriais.
“Essa primeira reunião foi muito produtiva para traçarmos os próximos passos. Estamos seguindo o Manual de Transição Municipal, lançado pelo Ministério do Planejamento e Orçamento e pela Secretaria de Relações Institucionais do Governo Federal; o Manual do Tribunal de Contas do Estado (TCE) e a Lei Ordinária Municipal 9.464. A troca de informações e o diálogo são necessários para fazermos uma transição tranquila, transparente e que garanta a oferta de serviços”, disse Gabriella Aguiar. O coordenador da equipe da atual gestão destacou a importância dos trabalhos. “As equipes foram designadas e iniciamos as reuniões. São reuniões técnicas, onde serão apresentadas as informações e dados da gestão”, explicou Renato Lima.
A comissão de transição do prefeito eleito é integrada por Gabriella Aguiar (coordenadora), Francisco de Castro Menezes Júnior, Hélio das Chagas Leitão Neto, Luís Sérgio Menezes da Costa, Osvaldo José Rebouças, Guilherme de Figueiredo Sampaio e Laila Freitas e Silva. A comissão de transição do atual prefeito é formada por Renato Lima (coordenador), Mário Fracalossi, Fernando Oliveira, Samuel Dias, Ana Manuela Nogueira, Juliana Guimarães e Flávia Teixeira.
A transição de governo é o processo no qual a equipe da gestão atual repassa informações sobre o andamento da administração municipal para os representantes indicados pelo prefeito eleito. Esse processo envolve, entre outras questões, a entrega de dados sobre a situação econômica do município, incluindo despesas, dívidas e receitas da Prefeitura. A transição de governo é um momento crucial para a continuidade dos serviços públicos e o desenvolvimento municipal. A troca de gestão exige planejamento e organização para garantir que as políticas públicas sejam implementadas de forma eficiente e transparente.