A líder do PSD na Assembleia Legislativa do Ceará, deputada Érika Amorim, assumiu, nesta segunda-feira (01/02), a Terceira Secretaria da Mesa Diretora biênio 2021-2022 da Casa. Érika, que marcou os dois primeiros anos da 30ª Legislatura, com intensa e histórica atuação na presidência da Comissão da Infância e Adolescência, deixa o colegiado para ocupar a Mesa Diretora, sendo a única mulher da nova composição.
“A nossa força política é pautada na luta pelos que mais precisam e, principalmente com foco na infância e na adolescência, agentes de direitos que representam nosso presente e nosso futuro. Por isso, encaro esse novo desafio com muito otimismo, garra e orgulho”, com essas palavras, a parlamentar deu início aos trabalhos legislativos.
Além das demais atribuições parlamentares, Érika, agora, vai dirigir a Política Interna da Casa, secretariar os colegas na Ordem do Dia da sessão plenária e organizar as votações. A deputada, no entanto, chama a atenção para a baixa representatividade na política. “Não só na Mesa Diretora, como nesta e nas demais casas políticas do País, somos poucas. Mas somos fortes e vamos lutar pelo protagonismo feminino na vida pública e nas demais esferas de poder”, destaca.
Nova Mesa Diretora
O Plenário da Assembleia Legislativa elegeu, no dia 8 de dezembro de 2020, em votação secreta, os parlamentares que comporão a Mesa Diretora da Casa para o biênio 2021-2022. A chapa única na disputa foi eleita por unanimidade, com 44 votos favoráveis. O deputado Evandro Leitão (PDT) foi escolhido como presidente da Mesa e comandará os trabalhos do Legislativo estadual nos próximos dois anos.
Além de Evandro Leitão, a nova Mesa é formada pelos deputados Fernando Santana (PT), como 1º vice-presidente; Danniel Oliveira (MDB), 2º vice-presidente; Antônio Granja (PDT), 1º secretário; Audic Mota (PSB), 2ª secretário; Érika Amorim (PSD), 3ª secretária e Apóstolo Luiz Henrique (PP), como 4º secretário. Os deputados Fernanda Pessoa (PSDB), Osmar Baquit (PDT) e João Jaime (DEM) ocuparão, respectivamente, os postos de 1º, 2º e 3º suplentes.