A deputada estadual Érika Amorim (PSD) é o nome que vai substituir o empresário Amarilio Macedo como candidata ao Senado Federal, na chapa majoritária junto a Roberto Cláudio (PDT), candidato a governador, e Domingos Filho (PSD), candidato a vice-governador.
Logo após ser anunciada como a candidata a senadora, na manhã deste sábado (20/08), Érika Amorim participou de caminhada no bairro Antonio Bezerra, ao lado de Roberto Cláudio, Domingos Filho e Amarilio Macedo.
A chapa completa ao Senado tem como 1ª suplente: Monica Aguiar, ex-prefeita de Camocim, e como 2ª suplente a servidora pública federal aposentada Diana Carvalho, ex-assessora especial da Prefeitura de Fortaleza.
Perfil
Na militância política com atuação em defesa da primeira infância, da saúde mental e dos direitos da família, sendo a presidente estadual do PSD Mulher, a deputada estadual Érika Amorim tem 43 anos, nasceu em Fortaleza, em 30 de maio de 1979. Nas eleições de 2018, foi a deputada estadual mais votada do Ceará, com 86.320 votos.
É formada em Administração de Empresas, mestranda em Ciência Política. É casada há 24 anos com Naumi Amorim, ex-prefeito de Caucaia, com quem tem três filhos: Lamartine, Lucas e Vitória.
Na 30ª Legislatura da Assembleia do Ceará, Érika Amorim encabeçou a presidência da Comissão da Infância e Adolescência da Casa. Em 2021, Érika assumiu a terceira secretaria da Mesa Diretora, sendo a única mulher presente na nova composição.
No Parlamento, defende as causas da infância, da adolescência, da valorização da família e é uma importante representante do protagonismo feminino na política. Presidente estadual do PSD Mulher, responde pela coordenação da sigla em Caucaia, município do qual era a principal representante na Assembleia. É, também, procuradora adjunta da Procuradoria Especial da Mulher da Assembleia.