Profissionais de saúde já podem ter acesso ao iSUS, aplicativo desenvolvido pela Escola de Saúde Pública do Ceará, vinculada à Secretaria da Saúde do Estado, para dar suporte à tomada de decisões no enfrentamento de casos do novo coronavírus.
O lançamento da ferramenta nesta segunda-feira, dia 14, marca o início de uma série de ações em comemoração aos 30 anos de regulamentação do SUS desenvolvida pelo Governo do Ceará.
Apesar da redução de casos da Covid-19 no Estado, o superintendente da Escola de Saúde Pública, Marcelo Alcantara, salienta que a pandemia não acabou e que o aplicativo vai servir de suporte para manter os profissionais atualizados com o avanço de estudos e protocolos sobre a doença.
O aplicativo iSUS permite acesso personalizado a manuais, protocolos e notas técnicas a partir de um cadastro simples de dados pessoais preenchido pelos profissionais de saúde na ferramenta.
A partir desse cadastro serão criados perfis do usuário, que permitem interação e troca de experiências entre os profissionais de saúde. É o que explica Marcelo Alcantara.
O iSUS também contribuirá ainda para um cadastro de toda a força de trabalho existente no SUS do Ceará.
O aplicativo foi desenvolvido pela Escola de Saúde Pública em parceria com a consultoria em tecnologia ThoughtWorks (TÓTI UORKS) e o apoio da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico Funcap, por meio do projeto SMART Health (SMART RELF), desenvolvido com o Grupo de Engenharia de Software Adaptativo e Distribuído da Universidade Estadual do Ceará.