A Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues, vinculada à Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (SESA), iniciou nesta terça-feira, 19, as capacitações dos profissionais que atuam nas unidades de saúde do interior do estado e Região Metropolitana de Fortaleza e que farão uso do capacete Elmo, equipamento de respiração assistida eficaz no tratamento de pessoas com quadro leve ou moderado de Covid-19.
Ao longo dessa semana, participam dos treinamentos enfermeiros, médicos, fisioterapeutas e engenheiros clínicos do Hospital Regional do Sertão Central (HRSC), do Hospital Municipal João Elísio de Holanda, localizado em Maracanaú, na região metropolitana de Fortaleza, e ainda da Base Aérea de Fortaleza.
A formação, inicialmente realizada em dezembro com os profissionais das unidades hospitalares de Fortaleza, ocorre no Centro de Simulação Realística da ESP/CE, espaço idealizado para a aplicação e o desenvolvimento de habilidades clínicas.
Nesta quarta feira, 20, os treinamentos seguem no Centro de Simulação Realística da ESP/CE. A agenda de capacitações recebe profissionais de saúde, entre fisioterapeutas e enfermeiros, que atuam na Base Aérea de Fortaleza.
Eles também serão capacitados para uso e aplicação do capacete Elmo em pacientes.
O gerente do Centro de Simulação Realística da Escola de Saúde Pública, Rafael Dantas, faz um balanço dos treinamentos já realizados e diz que os profissionais saem prontos para aplicar o Elmo no paciente e capacitar outros profissionais.
Rafael Dantas destaca ainda que o treinamento prepara também os profissionais para serem multiplicadores do uso do capacete Elmo para o tratamento da Covid-19 nos municípios do interior.
A fisioterapeuta do Hospital Municipal João Elísio de Holanda, Juliana Guedes, fala sobre a importância do treinamento tanto para os profissionais de saúde quanto para os pacientes que serão atendidos na unidade em Maracanaú.