Últimas Notícias
Escritório de Direitos Humanos recebe vereadores de Caucaia
Home Últimas Notícias Escritório de Direitos Humanos recebe vereadores de Caucaia

 

O Escritório de Direitos Humanos e Assessoria Jurídica Popular Dom Aloísio Lorscheider (EDHAL), da Câmara Municipal de Fortaleza, recebeu na manhã da última  quarta-feira, 10, os vereadores de Caucaia, Weibe Tapeba (PT) e Camila Cavalcante (Democratas). Os parlamentares, que desejam implantar um Escritório de Direitos Humanos na Câmara Municipal de Caucaia, puderam conhecer o funcionamento do EDHAL e trocar experiência com coordenador Cláudio Silva.

“Nosso objetivo aqui, inclusive em articulação com o Cláudio, é conhecer a experiência do Escritório pois pretendemos abrir um debate na Câmara Municipal de Caucaia para tentarmos implantar o mesmo tipo de serviço lá. Sabemos que há limitações orçamentárias, mas também existe um cenário favorável para que a gente possa ampliar os recursos e garantir a implantação do Escritório”, destacou Weibe.

De acordo com o coordenador do EDHAL, Cláudio Silva, o Escritório traz grande contribuição para a população da cidade, seja no atendimento, orientação e acompanhamento dos casos de violação de direitos humanos fundamentais, como também no acolhimento das demandas da população, colocando o Legislativo na linha de frente das discussões importantes e sempre de portas abertas para o povo.

“O Escritório é um serviço que abre a Câmara Municipal para acolher as demandas da população. Então mesmo sabendo que os Parlamentos têm como objetivo principal a legislatura e controle da atividade administrativa, a gente percebe que esse tipo de atendimento oferecido pelo Escritório vem para engrandecer o Poder Legislativo”, ressaltou o coordenador.

Os vereadores, que integram a Comissão de Meio Ambiente, Direitos Humanos e Cidadania da Câmara Municipal de Caucaia, apontaram algumas das demandas do município que poderão ser acolhidas pelo equipamento, caso seja implantado.

“Caucaia é uma cidade grande com mais de 400 mil habitantes e com um índice de desigualdade social enorme. São comunidades indígenas, quilombolas, ciganas e a ideia é que possamos abraçar essas causas coletivas atuando de forma articulada com as instâncias dos Poderes. A população de rua também tem crescido e atualmente estamos enfrentando muitas ações de despejos de comunidades, que sequer tiveram o direito de defesa”, ressaltou Weibe, colocando a importância do Escritório para a cidade.

O coordenador Cláudio também colocou a necessidade de as Câmaras Municipais oferecerem esse serviço para a população. “Nós sabemos que a sociedade brasileira como um todo tem vários problemas relacionados aos direitos da população, então ter um serviço como esse nas Câmaras Municipais fortalece os direitos das pessoas, principalmente dos mais vulneráveis. Então a gente fica muito feliz com a visita dos vereadores para conhecer um pouco mais essa experiência e nos colocamos à disposição para contribuir no que for possível para a construção desse equipamento na Câmara Municipal de Caucaia”, frisou.

Compartilhe:
Veja Mais