A centenária Estação Ferroviária João Felipe, hoje Complexo Cultural Estação das Artes Belchior, recebe o cearense, aos finais de semana, para um novo propósito: a apreciação da arte, cultura e regionalidade. Inaugurada em março de 2022, o local agora é palco de exposições, shows, feira gastronômica, sorrisos e trocas de afeto.
“Nós adoramos os espaços públicos, tanto aqui, quanto o Passeio Público, a Cidade da Criança, as praças. [Desde que abriu] a gente tenta vir, pelo menos, um ou dois domingos por mês”, disse Fernanda Regalado, arquiteta, acompanhada da filha de 5 anos, que aproveitou o momento para se divertir com as atividades oferecidas ao público infantil.
Com uma programação diversificada aos finais de semana, o espaço dedica as manhãs de domingo às famílias cearenses, com o já conhecido “Domingo na Estação”. A antiga Estação Central de Fortaleza promove diversão e confraternização entre famílias, onde a programação oferece música com DJs, oficinas infantis, apresentação teatral, feira gastronômica,exposições e outras atividades, das 9h às 15h.
“Aos domingos acontece uma programação mais familiar que já foi incorporada à rotina no fortalezense e dos visitantes também, mas aos sábados temos uma programação mais voltada para o público jovem. Já tivemos shows com três mil pessoas, que os jovens chegam com toda força e toda alegria”, ressalta Lara Vieira, diretora presidenta do Instituto Mirante.
Para a arquiteta Fernanda, esse tipo de iniciativa só enriquece cada vez mais a cidade. “Tem muitas atrações. A pintura, a música, os espaços mesmo.Venho para ela poder passear, andar de patinete, [além disso] ela sempre encontra com os amigos. Fortaleza é outra Fortaleza, e a gente usufrui muito [mais] dos espaços públicos”, pontua
Além dos sábados e domingos, nas sextas-feiras o local conta com a programação chamada ‘Som na Praça’, que acontece na praça em frente a estação e aberto ao público, no entanto, por conta do período de chuva, a programação das sextas, por ser ao ar livre, deve ter uma pausa nos próximos meses. .“É uma programação que inclui múltiplas linguagens artísticas e é voltada para os mais diversos públicos, porque a ideia é que todos ocupem a estação”, pontua Lara Vieira.
O funcionamento da Estação às sextas-feira é das 18h às 21h30, já aos sábados é das 16h às 21h. A programação completa e atualizada pode ser conferida nas redes sociais.