O segundo turno das Eleições 2024 começou a todo vapor para o candidato do PT à Prefeitura de Fortaleza, Evandro 13, que, na manhã desta terça-feira, 8, caminhou pelas ruas do Cais do Porto. Ele conversou com moradores, comerciantes e outros trabalhadores do bairro. Foi o primeiro compromisso de rua de Evandro 13 no segundo turno da campanha. Ele defendeu que o município precisa de uma gestão que respeite a população, que enfrente o negacionismo e que, além disso, tenha propostas concretas para melhorar a vida do povo fortalezense.
“Nós não podemos colocar uma metrópole como Fortaleza, a quarta cidade mais importante desse País, nas mãos de uma pessoa inexperiente. Pelo contrário, uma pessoa que todos nós conhecemos o seu histórico, a sua trajetória. Ele sempre negou a ciência e não só negou, como estimulou para que as pessoas não se vacinassem. Ele mesmo desrespeitou as regras sanitárias, as autoridades sanitárias, quando aqui, no ‘lockdown’, fazia confusão, inclusive com policiais na rua. Foi para um outro estado, para Pernambuco, foi detido lá por descumprimento das normas sanitárias. Então, é essa pessoa que está se colocando à disposição da população fortalezense. Mas, nós vamos, cada vez mais, mostrar para a população o nosso projeto, o projeto do Pé-de-Meia municipal, o projeto da ampliação do atendimento nos postos de saúde até as 21h, o projeto do Hospital da Mulher voltar para a mulher, o projeto de nós estarmos reabrindo as emergências que foram fechadas, o projeto de reabrir, também, o Hospital Nossa Senhora da Conceição lá no Conjunto Ceará. São dois projetos completamente antagônicos, completamente diferentes e que nós vamos mostrar com muita clareza nestas três semanas de campanha para a população fortalezense”, garantiu.
Há 30 anos no Cais do Porto, a Maria de Jesus, 30, afirmou que ficou emocionada ao receber Evandro 13 em sua rua. Com a filha Gabrielle, de apenas seis meses de idade, no colo, ela contou que votar no 13 é defender as propostas que podem mudar a vida das pessoas. “O Evandro vai ganhar. Eu gosto muito das propostas dele, principalmente para as crianças autistas. Também sou mãe do Pedro Gabriel, que é autista. A gente precisa de acompanhamento e nós não temos condições de pagar. Por isso, eu acho esse projeto muito importante e é por isso que meu voto é em Evandro Leitão”, explicou.
Uma das propostas de Evandro 13 é a construção do Espaço Girassol, um centro que vai acolher e atender mães e seus filhos com síndrome de Down e Transtorno do Espectro Autista (TEA). Cada uma das regionais de Fortaleza receberá uma unidade desse centro, com uma equipe multidisciplinar de assistentes sociais, psiquiatras infantis, fonoaudiólogos e neuropediatras.
O candidato petista destacou que o apoio das lideranças que o acompanham no pleito e a força de uma gestão alinhada com as esferas estadual e federal serão fundamentais para uma gestão eficiente, responsável e organizada do município, com políticas públicas competentes.
“Ninguém governa sozinho. Eu irei governar, primeiro, com o povo, ao lado do povo, ouvindo as pessoas, definindo prioridades, juntamente da população. Segundo, a importância que tem de nós termos aliados como o presidente Lula, o ministro Camilo e o governador Elmano. Eu, com muita clareza, desde o início dessa campanha, digo qual é o time que eu faço parte. O meu adversário, o André, não. Esconde o seu principal aliado, o ex-presidente Bolsonaro. Quem vai governar essa cidade serei eu, juntamente do povo de Fortaleza. Agora, os meus aliados, as minhas lideranças e as minhas parcerias são extremamente importantes e eu deixo, com muita clareza, o time que eu faço parte, diferente dele”, afirmou.
A capacidade de diálogo para o segundo turno foi destacada por Evandro 13. Ele acredita que, acima de qualquer interesse pessoal, é preciso de união entre aqueles que querem o bem de Fortaleza para vencer o projeto bolsonarista no município.
“Segundo turno é uma nova eleição. Zera tudo, como é uma nova eleição. Primeiro, nós temos que ter humildade de reconhecer que não iremos conseguir essas eleições se não tivermos um amplo arco de alianças e chamando, cada vez mais, pessoas para se juntar ao nosso projeto. Temos que ter essa humildade, que ninguém governa sozinho. Já estamos fazendo isso: buscando pessoas que queiram vir se juntar ao nosso projeto e não se juntar por se juntar, mas por acreditar, realmente, nesse projeto, o projeto liderado pelo presidente Lula, pelo governador Elmano, pelo ministro Camilo e que vai ter, aqui em Fortaleza, a minha liderança. Esse é o projeto que nós vamos iniciar a partir de primeiro de janeiro de 2025. Então, essas pessoas têm que vir e saber, ter essa compreensão que esse projeto, o projeto de cuidar das pessoas, é o melhor pra Fortaleza, que nós temos que ter a compreensão de que o futuro dos próximos quatro anos está entregue nas mãos da população fortalezense e é uma responsabilidade muito grande”, concluiu.