O vereador Evaldo Lima (PCdoB) foi à tribuna para destacar a execução do Projeto de Lei nº 248/2016, que denomina Professor Expedito Parente uma Escola em Tempo Integral no bairro Siqueira. A unidade foi inaugurada ontem pelo prefeito Roberto Cláudio e atenderá cerca de 420 crianças do 6º ao 9º ano.
A Escola Expedito Parente homenageia, através de seu nome, um grande cientista do Brasil. Cearense, químico e professor da Universidade Federal do Ceará desde 1967, Expedito Parente ficou conhecido pela invenção do biodiesel a partir do óleo do algodão.
Por seu feito recebeu reconhecimento do Governo Federal Brasileiro, Organização das Nações Unidas, governo norte-americano, também empresas e agências internacionais, como Boeing e NASA.
Após seu falecimento, em 2011, a então presidente do Brasil, Dilma Rousseff, ressaltou a importância da descoberta do cientista para a economia mundial, além da redução da pobreza no campo e contribuição para a preservação do meio ambiente.
“Em tempos de queda da Bolsa de Valores nós sabemos a relevância da produção de energia limpa e renovável para a economia e sobrevivência do planeta. É uma honra imortalizar Expedito Parente através de uma escola em Fortaleza”, declarou Evaldo Lima.
ASCOM/CMFOR
Foto: Érika Fonseca