Conforme destacou o deputado, a Assembleia Itinerante é uma forma de o Parlamento estar mais perto dos cidadãos e cidadãs cearenses. A ação, segundo ele, está prevista no Regimento Interno da Casa e visa levar os trabalhos legislativos para o interior do Estado, descentralizando as tomadas de decisões que acontecem na sede do Poder Legislativo, na capital.
“Temos feito esforços para que a população acompanhe os trabalhos da Assembleia pelos nossos veículos de comunicação: TV Assembleia, FM Assembleia, Agência de Notícias e redes sociais. No entanto, nada como estar perto das pessoas para ouvi-las, para uma conversa franca, olho no olho. Faremos isso respeitando todas as medidas de segurança sanitária, a exemplo do uso obrigatório de máscara”, ressaltou o parlamentar.
O presidente informou que, diferentemente das edições anteriores, além da sessão legislativa, a Assembleia Itinerante ganhará duas importantes ações para a população da região: uma feira de serviços e um festival cultural. “Além dos serviços que a Casa já oferece, como Escritório Frei Tito, Inesp, Procuradoria Especial da Mulher e Procon, teremos parceiros como o Governo do Estado, a Prefeitura e a Câmara Municipal de Itapipoca, Sistema S e Sebrae, para levar importantes serviços à região. Estamos articulando com outras instituições para ampliar a diversidade de serviços ofertados nos três dias que estaremos em Itapipoca”, comunicou.
Sobre o festival regional de cultura a ser realizado durante os três dias da Assembleia Itinerante, Evandro Leitão avaliou que será uma oportunidade para prestigiar músicos, compositores e artistas locais. “Em breve anunciaremos o endereço eletrônico onde será possível realizar as inscrições, conhecer o regulamento e as premiações simbólicas que vamos oferecer para estimular a produção cultural da região”, disse.
O chefe do Legislativo também agradeceu ao deputado Tin Gomes (PDT), por estar comandando uma força-tarefa para a realização da Assembleia Itinerante em Itapipoca, junto à equipe do Conselho de Altos Estudos e Assuntos Estratégicos, Diretoria Legislativa, Cerimonial, Comunicação e 2ª Companhia de Policiamento de Guarda da Assembleia Legislativa.
CONCURSO
O presidente anunciou ainda a nova data do concurso da Assembleia Legislativa. De acordo com ele, após demanda da população para a mudança da data, a prova será realizada no dia 19 de dezembro de 2021. “A data inicialmente marcada era a mesma do certame da Polícia Militar. No intuito de evitar que houvesse prejuízo a inscritos nos dois concursos, solicitamos ao Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe) que buscasse uma nova data. Ontem (22/09) recebemos um retorno, e estou aqui para dizer para que vocês fiquem tranquilos, que o concurso está mantido para este ano”, assegurou o presidente.