Ao todo, foram disponibilizadas 300 mudas de plantas, como ipês roxo, amarelo e rosa, anador, boldo, palmeiras de salão, papoulas e frutíferas -pitanga e sapoti.
O presidente da AL, deputado Evandro Leitão (PDT), avaliou que a entrega das mudas transmite para a sociedade a mensagem da importância da preservação e cuidado com o meio ambiente. “Hoje estamos fechando a semana com essa entrega de plantas para a população no sentido de que ela, em um gesto simbólico, possa estar olhando para o nosso meio ambiente e nossos ecossistemas. Dessa forma, poderemos proteger e cuidar mais da população de maneira geral”, apontou.
As ações ambientais realizadas pela Casa, segundo analisou o chefe do Legislativo, demonstram a preocupação e o cuidado com a questão social de forma abrangente. “Neste momento tão delicado em que a sociedade brasileira está passando, queremos mostrar que estamos atentos às questões que impactam na vida de cada um de nós. Coisas que certamente irão mexer com o futuro desta Nação, dos nossos filhos e netos”.
O presidente da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento do Semiárido da AL, deputado Leonardo Pinheiro (PP), considerou a ação das entregas de plantas como uma possibilidade de fortalecer e fomentar na sociedade a consciência da necessidade da preservação ambiental. De acordo com o parlamentar, com o crescimento das cidades, acaba-se perdendo áreas verdes. “Nós precisamos cada vez mais ampliar e preservar as áreas verdes, os parques e a cobertura vegetal em nossas cidades. Isso, sem sombra de dúvidas, também é uma maneira de protegermos o nosso meio ambiente”, pontuou.
A coordenadora da Célula da Agenda Ambiental da Assembleia Legislativa (A3P), Conceição Machado, afirmou que a entrega de plantas para a população faz todo o sentido, diante do tema da Semana do Meio Ambiente deste ano, que trata da “restauração de ecossistemas”. Ela avaliau ainda de que forma a iniciativa pode influenciar na conscientização ambiental das pessoas que recebem as mudas. “Esse é o nosso convite e acreditamos que, se cada um fizer sua parte, teremos uma boa ação coletiva para a restauração do meio ambiente”, ressaltou.
Aglaídes Arrais, que recebeu uma muda, agradeceu e elogiou a iniciativa da Casa Legislativa. Para ela, ganhar uma planta “anima o dia de qualquer um”. “Isso faz bem a gente: cuidar das plantas. Nós que já temos idade, principalmente. Estou muito feliz. Ganhei o dia. Tenho dois jardins, cada um mais maravilhoso que o outro, e que ganharão mais uma moradora”, garantiu.
A Semana do Meio Ambiente contou com a realização de webinar com o tema “Restauração de Ecossistemas, a missão da década da ONU: como inspirar as pessoas a agir e se conectar com a causa ambiental”; com a exibição pela TV Assembleia de programas do Repórter Assembleia que abordaram ações de sustentabilidade no Ceará; e com o lançamento, na segunda-feira (07/06), do Núcleo de Responsabilidade Social da Casa e a assinatura da carta de adesão ao Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU).
Participaram também da ação o vice-presidente da AL, deputado Fernando Santana (PT), os deputados Augusta Brito (PCdoB) e Elmano Freitas (PT), servidores da Célula da Agenda Ambiental da Assembleia Legislativa e representantes de outros setores da Casa.