O presidente do Legislativo cearense, deputado Evandro Leitão (PDT), ressaltou que o Setembro Amarelo é, simbolicamente, um mês com foco no cuidado da saúde mental e na prevenção e combate à depressão e ao suicídio. Segundo ele, esse cuidado ganhou mais importância, potencializada pela pandemia, e o Legislativo busca alertar a sociedade para o assunto.
“A Assembleia tem uma Frente Parlamentar em Defesa da Saúde Mental e Combate à Depressão e ao Suicídio, que faz um grande trabalho. Neste mês, ainda teremos muitas atividades, como panfletagem e atendimento psicológico na sede do Legislativo. Também iremos percorrer 10 municípios do Ceará, a partir da próxima semana, realizando oficinas no sentido de fazer o despertar para um problema que é fato e concreto, que é o suicídio”, informou o parlamentar.
A primeira-dama do Legislativo, Cristiane Leitão, afirmou que o mês de combate ao suicídio está sendo marcado na Casa pela realização de diversas ações com tema voltado para a importância de escutar e despertar para o problema da depressão, que, muitas vezes, leva ao suicídio. “Estamos trabalhando esse tema da escuta. Precisamos falar do problema, ver que realmente ele existe e que há profissionais, intervenções e tratamentos para tentar controlar a depressão”, disse. Segundo ela, os núcleos implantados na AL fazem um trabalho integrado, visando à saúde e ao bem-estar de todos.
HOMENAGEM
Na ocasião, o presidente Evandro Leitão foi homenageado com uma placa, como agradecimento pela parceria e colaboração para a modernização e ampliação dos serviços oferecidos pelo DSAS aos servidores e à comunidade do entorno.
O diretor do Departamento de Saúde e Assistência Social da AL, Luis Edson Corrêa Sales, afirmou que a homenagem ao presidente do Legislativo é um reconhecimento ao apoio dado por Evandro Leitão para a qualidade de vida, saúde mental e física e ações frente à Casa. “Esse momento é um reflexo de todo o esforço que ele está empreendendo em nos apoiar, apoiar o departamento de saúde e as atividades que são realizadas. Nós fomos abençoados com a criação dos núcleos e de novas ações voltadas para a saúde, tanto dos nossos servidores quanto da comunidade do entorno”, destacou.
A programação e mobilização do Setembro Amarelo na Assembleia Legislativa estão sendo desenvolvidas pelos núcleos de Saúde Mental; de Práticas Sistêmicas Restaurativas; de Mediação e Gestão de Conflitos; pela Célula de Psicologia do DSAS e pela Frente Parlamentar em Defesa da Saúde Mental e Combate à Depressão e ao Suicídio.
Também participaram do Abraço Amarelo a deputada Augusta Brito (PCdoB); a procuradora de Justiça Isabel Porto; o procurador-geral da AL, Hélio Leitão; diretores dos departamentos da Casa; coordenadores dos núcleos do DSAS e servidores da Assembleia.