As compras de Natal devem movimentar R$ 353 milhões no comércio varejista de Fortaleza. É o que aponta a Pesquisa sobre o Potencial de Consumo do Fortalezense para o Natal, realizada pelo Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Ceará (IPDC), da Fecomércio Ceará. De acordo com o levantamento, 46,9% dos consumidores irão às compras neste ano.
Devido à pandemia do Covid-19, a pesquisa não foi realizada no ano passado, mas o resultado projeta um crescimento nominal de 10,8% sobre o mesmo levantamento na edição de 2019, mantendo o Natal como a data comemorativa mais importante para o varejo da Capital.
O perfil dos entrevistados que afirmou intenção de compras mostra preponderância dos consumidores do sexo masculino (48,1%), do grupo etário com idade entre 21 e 35 anos (52,4%) e com renda familiar entre três e seis salários mínimos (70,7%). Destaca-se, ainda que 46,6% dos entrevistados afirmaram que não irão às compras e 6,5% ainda não se definiram.
Confirmando uma tendência inaugurada no período anterior à pandemia, o consumidor mostra preferência pelos bens de consumo semiduráveis, com claro destaque para os itens de uso pessoal, como artigos de vestuário, brinquedos e calçados.
Dos produtos que lideram a intenção de compras, os artigos de vestuário foram citados por 72,7% dos entrevistados, já os brinquedos ficaram em segundo lugar, citados por 32,0% dos entrevistados.Na terceira posição da lista dos produtos mais procurados, calçados, cintos e bolsas.