A Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) e o Governo do Estado do Ceará, por meio da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (ADECE), realizaram nesta terça-feira (25/06), na Casa da Indústria, a apresentação dos resultados do Masterplan do Hidrogênio Verde no Ceará, um mapeamento das oportunidades que devem surgir para o Ceará na esteira da implantação de empreendimentos de produção de hidrogênio verde no estado. O evento contou com a participação do Presidente da FIEC, Ricardo Cavalcante, do Governador Elmano de Freitas, dentre outras autoridades, empresários e representantes de todos os setores da Indústria cearense.
O estudo foi conduzido pela consultoria norte-americana IXL Center, e dispôs de uma metodologia de construção coletiva, incluindo a participação de especialistas da Universidade de Harvard e do MIT (Instituto Massachusetts de Tecnologia), além de pesquisadores de mais de 15 nacionalidades diferentes, uma equipe de consultores sêniores especializados em inovação e representantes de diversas organizações públicas e privadas locais.
No discurso de abertura do Masterplan, Ricardo Cavalcante enfatizou a importância da união de esforços de Indústria, Poder Público, especialistas e investidores no objetivo de fortalecer a pauta da transição energética e do hidrogênio verde no Ceará.
“A gente precisa entender o tamanho do desafio que o Estado do Ceará vai enfrentar. Esse desafio não é do Governador, não é da FIEC, não é das Universidades. Esse desafio é de todos nós, principalmente do nosso empresariado, dos nossos professores e dos nossos alunos. Nós iremos ter uma demanda de mão de obra espetacular, de altos salários e, o mais importante, vamos precisar qualificar esses profissionais. E essa qualificação a gente só consegue se tiver de mãos dadas, entendendo o que irá acontecer. O momento que o Estado do Ceará tem hoje é único. Nunca houve uma oportunidade como teremos agora com a transformação energética que está acontecendo”, alertou o Gestor da FIEC.
Cavalcante destacou ainda que a transição energética é uma missão desempenhada pelo Sistema FIEC junto ao Governo do Estado e diversos parceiros desde 2021, passando pelo HUB de Hidrogênio Verde do Ceará, realização do FIEC Summit, assim como a elaboração de diversos planos de qualificação e atração de investidores para solo cearense.
“O Sistema FIEC trabalha com qualificação profissional e a transição energética exige uma demanda de qualificação profissional enorme em todos os setores. Precisamos alertar às pessoas que a vinda do hidrogênio verde para cá vai necessitar que todos nós possamos nos preparar devidamente. São grandes obras, que irão gerar milhares de empregos. Desde 2021, a gente vem discutindo e explicando essa transição do hidrogênio verde”, complementou.