
De 23 a 25 de abril, o Centro de Eventos do Ceará vai receber o Ceará Está na Moda (CEM), um evento focado em promover a inovação e a capacitação dos atores da produção dos setores de Confecção e Moda. O CEM é uma realização do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Ceará (IPDC), da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Ceará (Fecomércio-CE) e da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), e promovido por instituições como SESC, SENAC, SESI e SENAI.
Além da Moda, o evento deve movimentar os setores de Turismo, Negócios e Eventos do estado, fortalecendo a imagem e a representatividade do Ceará no âmbito nacional, gerando postos de trabalho, com a implantação de um evento no calendário nacional. A expectativa é de que 5 mil pessoas visitem o CEM nos três dias, para conhecerem os mais de 100 expositores locais.
Como parte da programação, a Federação das Indústrias do Estado do Ceará levará suas casas (SESI, SENAI e IEL) para o evento.
O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI Ceará) vai realizar oficinas de: Modelagem Criativa, Modelagem Básica de Calçados, Tecendo a História, Tendências e Ideação, Manu Máquina e Moda Sustentável – formas criativas de consumo. Nos stands, os visitantes poderão ter acesso a uma planta da indústria 4.0, além de conhecerem o processo de desenvolvimento de um produto de moda através de um maquinário 3D, e também alguns outros processos da área do vestuário que estarão expostos.
O Instituto de Tecnologia SESI SENAI Professor Ariosto Holanda, apresentará duas startups parceiras do Habitat de Inovação, mostrando suas soluções fruto dessa colaboração. Além disso, serão exibidos projetos envolvendo impressões 3D e scanner.
O Museu da Indústria disponibilizará para exibição um tear manual de fabricação de redes, de madeira, que vem do acervo das Redes Ramalho, doação do Sr. Aloisio Ramalho.
O Instituto Euvaldo Lodi (IEL Ceará) estará presente nos stands da FIEC, apresentando soluções voltadas para executivos e empresários do setor.