Empresas cearenses do setor da moda recebem, durante esta semana, consultorias especializadas com foco na abertura para o mercado global. Trata-se de uma ação do Programa de Apoio à Competitividade das Micro e Pequenas Indústrias (Procompi), uma parceria da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Sebrae e Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), com o apoio do Núcleo de Convênios e Parcerias (Nucop).
As consultorias, promovidas por meio do Centro Internacional de Negócios da FIEC (CIN), integram uma série de ações de suporte técnico e estratégico para que as 15 empresas participantes ganhem competitividade no exterior.
“Estamos trabalhando toda a trilha de exportação com essas empresas. Primeiramente, entendemos os produtos de cada um e elencamos, por meio da inteligência comercial, países com potencial de exportação. Agora, estamos na fase de classificação do produto, entendendo a estrutura de custos das empresas no mercado nacional e como adaptar essa formação de preço para o cenário internacional. Teremos, também, a análise dos produtos feita por uma designer que vai considerar as especificações, a modelagem e passar feedbacks referentes aos países que cada empresa escolheu como possível mercado”, detalha Rebecca Coutinho, Analista de Comércio do CIN.
Com auxílio de uma profissional de Designer de Produto, as peças de vestuário serão analisadas com base em dados como tendências de mercado, produtos concorrentes e comportamento dos consumidores. Além disso, as empresas também vão participar de um evento online, no dia 21/10, que se antecipa ao Minas Trend (o maior salão de moda da América Latina, realizado pela FIEMG, entre 22 e 24/10), com a participação de diversos compradores internacionais (América do Sul, América Latina, América do Norte, Europa e Israel). Para que estejam totalmente prontas para a rodada de negócios virtual, as empresas têm se preparado, ao longo desta semana, em encontros presenciais no CIN, e em webinários temáticos.
Ainda segundo Rebecca, a FIEC foi a federação com o maior número de inscritos para o Encontro Virtual de Negócios Internacionais da Moda de todo o país. “São 30 empresas participantes, no total, em todo o Brasil. Só aqui no Ceará, para essa ação, nós tivemos 14 inscrições, com 11 empresas participantes, pois as outras três ficaram na lista de espera”, disse.
Empresas atendidas pelo Procompi têm suporte especializado para superar desafios e estimular a inovação, a produtividade e o crescimento. Para isso, o CIN recebe a Consultora em Gestão Empresarial e Inteligência Competitiva Vânia Strepeckes, da VLSul Projetos e Negócios – uma empresa de consultoria, assessoria e representação especializada na elaboração de projetos, processos de gestão, aumento de competitividade e planejamento de comércio exterior, sediada em Porto Alegre (RS).
“O objetivo do projeto é fazer com que as empresas não apenas exportem, mas façam isso de forma rentável e segura. Estou aqui, no Ceará, para tratar especificamente de precificação para exportação, que considera o processo de exportação, mas, também, aquilo que vem antes: eficiência operacional, custos e frete, por exemplo”, explica Vânia.