A Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) recebeu, nesta terça-feira (9/1), um grupo de empresários alemães interessados em conhecer as potencialidades de investimentos no Estado do Ceará com foco nos setores de energia, saneamento, imobiliário e agropecuário.
Estiveram presentes no encontro: o Vice-Presidente da FIEC, André Montenegro; o Coordenador do Núcleo de Energia da FIEC, Constantino Frate; o Consultor de Energia da FIEC, Jurandir Picanço, o Presidente da Associação Alemã “IWR – Internationaler Wirtschfaftrats E.v “(Conselho Econômico Internacional), Tino Barth; a Vice-Reitora da Universidade Federal do Ceará, Diana Azevedo; o Secretário executivo da Indústria na Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico e Coordenador da Câmara de Energia no Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste, Joaquim Rolim; e o empresário e Gerente de Produtos, Mário Guilge.
O evento, na Casa da Indústria, funcionou como oportunidade de fomentar a colaboração entre empresários brasileiros e alemães, promovendo a troca de ideias e experiências no contexto dos negócios internacionais, além de fortalecer a cooperação bilateral entre o Brasil e a Alemanha.
“Essa é a segunda visita do grupo, dessa vez com mais intenções de fechar negócios. Eles têm aquela insegurança comum em relação à burocracia, mas nós os tranquilizamos. Mostramos que a FIEC pode ser um grande parceiro para ajudá-los”, comentou o Vice-presidente André Montenegro.
Após a recepção dos convidados, o Vice-Presidente da FIEC, André Montenegro, deu boas vindas aos presentes e passou a palavra para o Consultor de Energia da FIEC, Jurandir Picanço, que abordou o tema transição energética e detalhou os últimos investimentos do Ceará voltados para o hidrogênio verde. Na sequência, Fellipe Faria apresentou o Centro Internacional de Negócios da FIEC, que busca promover a internacionalização das indústrias para promover a sua competitividade. O Centro é o terceiro do país e o primeiro do Nordeste.
Em seguida, o empresário brasileiro Henrique de Aguiar Mota apresentou a Tradepoint Brasil e todas as possibilidades de negócios que a empresa tem a oferecer. A segunda apresentação brasileira foi sobre o Ceará Coastal, projeto de empreendimentos turísticos na costa oeste cearense.
Depois de conhecer as potencialidades de investimentos, os empresários alemães tiraram suas dúvidas sobre a administração e logística brasileira e deixaram suas impressões sobre os negócios apresentados. Tino Barth, representou o grupo e fez suas considerações. “A primeira preocupação que temos é se os investimentos oferecem segurança. Entendemos que existem riscos, como em qualquer outra operação, mas eles precisam ser razoáveis”, pontuou.
No entanto, acrescentou que a segunda preocupação do grupo estava parcialmente sanada. “A confiança é algo muito importante para os alemães e ela precisa ser conquistada. Os empresários brasileiros nos trouxeram essa confiança e essa é a razão pela qual fizemos esse encontro em Fortaleza”, ponderou.
Na conclusão do evento, o Vice-Presidente da FIEC, André Montenegro sugeriu a criação de um Comitê Facilitador para auxiliar os investidores alemães em suas negociações no Ceará.