A Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) recebeu, nesta terça-feira (27/08), a 7ª Reunião da Diretoria da Confederação Nacional das Indústrias (CNI) de 2024. Liderado pelo Presidente da CNI, Ricardo Alban, ao lado do anfitrião Ricardo Cavalcante, Presidente da FIEC e Vice-presidente Executivo da CNI, o encontro debateu temas de interesse do setor industrial e contou com a participação de membros da Diretoria da CNI, assim como Presidentes de Federações das Indústrias de todo o país.
Além de Alban e Cavalcante, fizeram parte da mesa da reunião o Presidente da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA) e 2º Diretor-Secretário da CNI, Edilson Baldez; o Presidente da Federação das Indústrias do Estado de Sergipe (FIES) e 2º Diretor Financeiro da CNI, Eduardo Prado; e o Conselheiro Emérito da CNI, Armando Monteiro.
Ainda participaram do evento o Diretor de Relações Institucionais da CNI, Roberto Muniz; o Diretor do SESI Nacional, Rafael Lucchesi; o Diretor do SENAI Nacional, Gustavo Leal; e o Superintendente do IEL Nacional, Paulo Mól.
Da FIEC, estiveram presentes o 1º Vice-presidente Carlos Prado; o Diretor Financeiro Edgar Gadelha; o Diretor Administrativo Chico Esteves; o Diretor Financeiro Adjunto Carlos Rubens; o Superintendente do SESI Ceará e Diretor Regional do SENAI Ceará, Paulo André Holanda; a Superintendente do IEL Ceará, Dana Nunes; o Gerente do Observatório da Indústria, Guilherme Muchale; e o Superintendente de Relações Institucionais, Sérgio Lopes. Os Ex-presidentes da instituição, Roberto Macedo, Fernando Cirino e Beto Studart, que ocupa o cargo de Vice-presidente da CNI, também participaram da reunião.
“Hoje, estamos abordando pautas de extrema importância para a indústria nacional, e agradeço a Ricardo Cavalcante por nos receber aqui no Ceará”, afirmou Ricardo Alban, Presidente da CNI.
É a primeira vez que o Estado recebe o evento. Desde segunda-feira (27/08), a FIEC sedia uma série de atividades da Confederação, incluindo reuniões de conselhos temáticos e o lançamento do estudo Panorama da Infraestrutura – Edição Nordeste, elaborado pelas duas instituições.
Na reunião desta terça, Ricardo Cavalcante apresentou iniciativas da FIEC de impacto econômico e social, como o projeto de Transformação Digital da Federação, o Programa de Educação Executiva Internacional e a implantação do Instituto SENAI de Inovação no campus do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) no Ceará. O Presidente da FIEC ainda destacou os trabalhos do Observatório da Indústria e do Núcleo ESG.
“É uma satisfação para a Federação receber o Presidente Alban e toda a Confederação. Agradeço a deferência do Presidente em indicar o Ceará para sediar a reunião. Tenho certeza que foram dois dias muito produtivos, assim como essa reunião também é muito importante para nós”, ressaltou Ricardo Cavalcante, durante o encontro.
O encontro também contou com apresentação de José Luis Gordon, Diretor de Desenvolvimento Produtivo, Inovação e Comércio Exterior do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), sobre a nova fase do programa Nova Indústria Brasil e o Plano Mais Produção.