O concurso de trabalhos acadêmicos e projetos de pesquisas sobre hidrogênio verde contou com 20 produções selecionadas que foram expostas em banners, durante a primeira edição do FIEC Summit. As quatro obras ganhadoras foram premiadas em solenidade realizada na Casa da Indústria, nesta quarta-feira, 03/08.
O objetivo da premiação foi promover a interação entre empresas do Ceará investidoras no hub de hidrogênio verde, com profissionais cearenses interessados em desenvolver pesquisa aplicada ao tema e entre pesquisadores, cujas empresas pretendam implantar projetos da área no estado.
“Recebemos trabalhos acadêmicos e projetos de pesquisa de alto nível e a FIEC realizou essa premiação como forma de promover a integração entre as empresas e a Academia”, comenta Jurandir Picanço, Consultor de energia da FIEC.
Foram destacadas duas categorias: trabalhos acadêmicos e projetos de pesquisa que se dedicaram às áreas de produção, armazenagem, transporte, distribuição, certificação e utilização do hidrogênio verde. Para a premiação foram considerados os aspectos de originalidade e relevância da publicação.
Na categoria “Trabalho Acadêmico”, o primeiro lugar ficou com o estudo “Análise da Viabilidade da Injeção de Hidrogênio nas Redes de Distribuição de Gás Canalizado da CEGÁS”.
“Estamos muito felizes por levar essa conquista para a Universidade, pois, através desse projeto, nós vamos poder contribuir para toda a sociedade. E o próximo passo agora é avaliar junto à companhia como será feito a viabilidade deste projeto”, comenta Enrique Vilarrasa, professor da Universidade Federal do Ceará.
Já na categoria “Projeto de Pesquisa” o primeiro lugar ficou com “Sistema Híbrido de Produção de Hidrogênio Verde Utilizando Células de Dessalinização e Eletrólise Microbiana Acopladas à Reforma a Vapor do Glicerol com Força Solar”.
Para a professora Carla Andrade, representante da equipe composta por outros quatro pesquisadores, a premiação reconhece a importância da pesquisa científica na elaboração de soluções e no avanço do desenvolvimento.
“Essa conquista representa um grande trabalho em equipe da Engenharia Mecânica, da Universidade Federal do Ceará. Uma equipe que se esforça e batalha todos os dias para desenvolver projetos pensados no melhor para o meio ambiente. Um reconhecimento muito importante para nossa categoria e que, através desta premiação, vamos poder dar continuidade a este projeto tão relevante”, ressalta a professora Carla Andrade.
FIEC Summit
A edição deste ano é dedicada à discussão sobre toda a cadeia que envolve o Hidrogênio Verde e conta com a participação de representantes de 20 países e mais de 2.000 inscritos.
Confira os premiados da primeira edição do FIEC Summit
– Categoria Trabalho Acadêmico
1º LUGAR – Análise da Viabilidade da Injeção de Hidrogênio nas Redes de Distribuição de Gás Canalizado da CEGÁS – (André Valente Bueno, Antonio Eurico Belo Torres, Enrique Vilarrasa Garcia e Fernanda Leite Lobo)
– Categoria Projeto de Pesquisa
1º LUGAR – Sistema Híbrido de Produção de Hidrogênio Verde Utilizando Células de Dessalinização e Eletrólise Microbiana Acopladas à Reforma a Vapor do Glicerol com Força Solar (André Valente Bueno, Carla Freitas de Andrade, Fernanda Leite Lobo, Paulo Alexandre Costa Rocha e Mona Lisa Moura de Oliveira)
2º LUGAR – Produção de Hidrogênio Verde Via Digestão Anaeróbia em Reator Automatizado (Pedro Henrique de Lima Gomes, Lucinda Oliveira Amaro e Francisco Lucas do Nascimento Lopes)
3º LUGAR – Nanocompósitos a Base de Magnésio para Armazenamento Químico de Hidrogênio (Diana Cristina Silva de Azevedo, Bianca Ferreira dos Santos e Enrique Vilarrasa Garcia)