O grupo de teatro Os Irreverentes fará uma última apresentação do espetáculo “O Cajueiro da Verdade” nesta terça-feira, 27 de junho, às 19h, no Cineteatro São Luiz, localizado no Centro de Fortaleza. Com texto original do dramaturgo, diretor e ator Walden Luiz, a peça retrata Fortaleza ambientada na década de 1920, enaltecendo a cultura do caju e valorizando manifestações culturais como o festival da mentira.
O espetáculo musical, que conta com direção de Arlindo Araújo, tem ingressos disponível no link a seguir: https://bileto.sympla.com.br/event/83630?utm_source=site-symplabileto-production&utm_medium=webapp_share&utm_campaign=webapp_share_event_83630
Formado em 2022, o grupo Os Irreverentes decidiu estrear com um texto que homenageia um dos dramaturgos mais relevantes do Ceará. Walden Luiz, que iniciou sua carreira em 1962, aos 17 anos, completou 61 anos de teatro. Sua jornada artística acumula funções de ator, diretor, escritor, figurinista e cenógrafo.
O espetáculo “O Cajueiro da Verdade” é poético e sentimental, combinando um roteiro de amor por Fortaleza, seus usos, costumes e irreverência. Sem falar da molecagem, trazendo fatos verídicos e outros nem tanto, ocorridos no coração da cidade, reverenciando seus filhos ilustres e frequentadores da nossa querida Praça do Ferreira, local onde poetas, artistas e intelectuais construíram uma cidade moderna, alegre e mais feliz.
O Cajueiro Botador
O Cajueiro Botador ou Cajueiro da Mentira, era uma árvore histórica da Praça do Ferreira que tinha a singularidade de botar frutos o ano inteiro. Bonitos cajus vermelhos que os boêmios colhiam para usar como tira-gosto da cachaça que bebiam pelos botequins da redondeza. A árvore era espaço preferido dos conversadores da praça, que sob sua copa se reuniam para trocar futricas ou para mostrar suas criações literárias.
O espetáculo “O Cajueiro da Verdade” remete ao dia primeiro de abril, onde havia grande movimentação na praça, quando se cumpria a tradição do concurso de mentiras e a população escolhia o maior mentiroso da cidade. Uma urna era posta embaixo do cajueiro e procedia-se a votação em meio a muita balbúrdia, muita alegria e muita vaia.
“O Cajueiro da Verdade” é um peça musical que conta fatos e anedotas, um pouco da história recente do nosso Ceará e que interessa a estudantes, professores e pesquisadores e todos aqueles que amam a sua terra.
Elenco:
Daniele Amaral (Lidia), Priscila Cavalcante (Dagmar), Eveline Siara (Eliete), Ana Flor (Miloca), Jonethan Fontenele (Rodolfo Theofilo), Igor Lemos (Antonio Furtado), Karlos Aires (Gustavo), Leandro Bertozzi (Vicente).
Serviço:
Espetáculo “O Cajueiro da Verdade”
Data: 27 de Junho (terça-feira)
Horário: 19h
Local: Cineteatro São Luiz
Endereço: Rua Major Facundo, 500, Fortaleza – Ceará
Entrada: R$ 30,00 (inteira) e R$ 15,00 (meia entrada)
Mais informações: (85) 98804-9448 – Daniele Amaral
Assessoria de Imprensa: (85) 992831042 – Karlos Aires