Uma cidade em festa. Comemorando 298 anos, Fortaleza brilhou neste sábado (13/04), com público animado pelo som da banda Borogodó, do grupo Essas Mulheres e das cantoras Preta Gil e Vanessa da Mata. A festa no Aterrinho da Praia de Iracema começou às 18h e seguiu noite adentro.
“São 298 anos, e esta é uma celebração muito especial. O palco hoje é ocupado por mulheres, a banda Borogodó, o grupo Essas Mulheres e as cantoras Vanessa da Mata e Preta Gil. É uma homenagem que a gente faz à Fortaleza das mulheres e às mulheres de Fortaleza. E comemoramos ao longo da semana toda entregando grandes equipamentos para a cidade, inclusive anunciando a criação do museu histórico de Fortaleza, que vai guardar a memória da nossa cidade”, afirmou o prefeito José Sarto.
Na ocasião, o prefeito destacou alguns dos motivos para celebrar a capital cearense. “Fortaleza hoje é a maior economia do Nordeste, é responsável por 52% dos empregos gerados no Ceará e tem a melhor qualidade de educação do Brasil. A nossa política de mobilidade urbana é reconhecida internacionalmente. É única, entre 38 cidades do Brasil, que teve a qualidade do ar aprovada pela Organização Mundial da Saúde. Temos políticas inovadoras, como o Passe Livre Estudantil, entrega de remédio em casa e os postos de saúde móvel do programa Vem Saúde”, exemplificou Sarto.
O titular da Secretaria Municipal da Cultura (Secultfor) Roberto Viana Júnior ressaltou que a festa de aniversário da cidade foi organizada para que população pudesse curtir com muita segurança e tranquilidade. “E não pode faltar uma boa música, é por isso que a gente está aqui, nessa noite especial, com quatro apresentações de artistas mulheres, celebrando e afirmando a importância dessa classe artística, dessas mulheres, dessa comemoração dos 298 anos de Fortaleza”, pontuou.
A banda Borogodó abriu os festejos com um repertório voltado para o pagode e o samba. O grupo de amigas começou a tocar despretensiosamente em 2010, mas logo conquistou o Nordeste. Em seguida, o grupo Essas Mulheres levou à Praia de Iracema um show que reverencia o protagonismo feminino na música e tocou do samba ao brega.
Vanessa da Mata festejou a capital cearense com seu sétimo álbum de estúdio, intitulado “Vem Doce”, misturando diversas referências da música brasileira, além de cantar seus maiores sucessos como “Amado”, “Boa Sorte” e “Não Me Deixe Só”.
A artista, que também puxou um “parabéns para você” em homenagem à cidade, contou que se divertiu muito no show, que estava “extremamente feliz”, em sintonia com o clima de festa. “Eu tenho extrema admiração pelo povo daqui. Toda vez que eu venho, não é à toa que eu sou muito bem recebida, porque é recíproco. Eu tenho um carinho, um amor muito grande, eu torço por esse estado e eu acho que as pessoas sentem também”, declarou a cantora, estendendo a afeição a todo o Ceará.
Encerrando a noite, a cantora Preta Gil apresentou sucessos de sua carreira, como “Sinais de Fogo”, “Vá Se Benzer” e “Só o Amor”, além de destacar seu recente lançamento “De Volta ao Sol”, primeiro single do seu próximo EP e que demarca o retorno da cantora aos palcos após passar por problemas de saúde.
Curtindo a festa, a supervisora comercial Fernanda Kelly de Araújo celebrou a cidade feito quem sabe que “ela tem história, tem começo, meio e não vai ter fim”. Além de ver aqui o próprio lugar. “Nasci e me criei em Fortaleza, é o meu lar, é o meu lugar. Eu gosto daqui e não trocaria Fortaleza por outro lugar, independente de eu rodar o mundo”, contou.
O estudante Francisco Teixeira veio de Canindé para comemorar o aniversário de Fortaleza. Ele aplaudiu a capital e a festa. “É uma cidade gigante, imensa, a maior metrópole da do Ceará. Então é muito legal a gente saber que tem algo tão grande e especial assim no nosso estado, e a festa está massa, muito organizada”, observou.
Plano operacional
Para garantir o conforto e a segurança do público durante o evento, a Prefeitura de Fortaleza montou um plano operacional envolvendo áreas como transporte público, segurança, fiscalização, iluminação, limpeza e saúde.