A Prefeitura de Fortaleza mantém o funcionamento de 12 Postos de Saúde durante este fim de semana (23 e 24/04), com o intuito de garantir o atendimento primário a pacientes com sintomas de Covid-19. A medida expande as portas de entrada para o sistema público de saúde, garante diagnósticos adequados e possibilita transferências hospitalares precoces para casos mais graves.
Os Postos contarão com equipes do Programa de Saúde da Família (PSF), incluindo médicos e enfermeiros, que farão o acompanhamento e a triagem de pacientes com suspeita de Covid-19.
Para auxiliar no diagnóstico precoce de comprometimento pulmonar, as Unidades também possuem oxímetros, aparelhos que medem a saturação de oxigênio no sangue e indicam quando esses níveis de oxigenação estão em baixa. Também são disponibilizados suportes de oxigênio.
Conforme o prefeito Roberto Cláudio, o objetivo é que mais pessoas, principalmente com sintomas leves, procurem os Postos de Saúde. “Ao abrir os Postos de Saúde nos sábados e domingos, nós temos aliviado a pressão assistencial nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e otimizado o atendimento, inclusive, dos casos que demandam internação”, enfatizou.
Em relação ao período de isolamento social rígido, estabelecido em decreto municipal até o dia 31 de maio, os Postos de Saúde seguem sendo classificados como serviço essencial e é resguardado o acesso do paciente.