Fortaleza é a primeira cidade do Mundo a receber o Prêmio Internacional Visão Zero para a Liderança Juvenil (International Vision Zero for Youth Leadership Award), concedido pela Iniciativa Visão Zero para Juventude, instituição liderada pelo Centro Nacional para Caminhos Seguros para Escola, dos Estados Unidos, com o apoio da Fundação FIA. A premiação foi anunciada na última segunda-feira (17/02), em Estocolmo, na Suécia, e Fortaleza foi agraciada por conta das ações de mobilidade urbana.
O Prêmio foi entregue à secretária de Relações Internacionais e Federativas de Fortaleza, Patrícia Macêdo, e ao secretário executivo de Conservação e Serviços Públicos, Luís Alberto Sabóia, que representaram o prefeito Roberto Claudio em solenidade presidida por Zoleka Mandela, embaixadora Global da Child Health Initiative (Iniciativa Saúde da Criança), neta do ex-presidente Neslon Mandela, da África do Sul.
A entrega ocorreu durante o evento This is my Street, Safe and Healthy Journeys for Children and Youth (“Isto é minha rua, Caminhos Seguros e Saudáveis para Crianças e Jovens”), organizado pela Fundação FIA, em Estocolmo, como pré-evento oficial da 3ª Conferência Internacional Ministerial sobre Segurança Viária.
Entre 2016 e 2018, a cidade de Fortaleza teve uma redução de 20,7% na mortalidade e lesões infantis, em todos os tipos de acidentes de trânsito, incluindo acidentes com pedestres. Em 2020, a Prefeitura de Fortaleza está implementando projetos de segurança viária nas áreas escolares, com o programa “Caminhos da Escola”, que será implantado em 120 escolas da rede públicas da cidade.
“Pesquisas mostram hoje que os primeiros anos de vida são cruciais para o desenvolvimento do cérebro humano. É por isso que nos preocupamos em investir na melhoria de espaços públicos na nossa cidade, incluindo ruas e praças, por exemplo, para que as crianças possam brincar e interagir com os amigos e a família”, afirma o prefeito Roberto Claudio, destacando que “isso significa investir no futuro. O caminho para uma qualidade de vida melhor na nossa sociedade também é através de ruas mais seguras”, conclui.
Representantes do mundo da indústria e da pesquisa, organizações e instituições internacionais, e profissionais do mundo todo se encontraram em Estocolmo para a Conferência Internacional, onde foram apresentados e compartilhados casos de sucessos e lições da implementação do Plano Global para a Década de Ação para Segurança Viária 2011-2020 (Global Plan for the Decade of Action for Road Safety 2011–2020), além de traçar direcionamentos estratégicos futuros para a segurança viária global até 2030 e definir formas de acelerar ação sobre estratégias comprovadas para salvar vidas.
“Temos a honra de reconhecer os esforços e as realizações de uma cidade que constrói, sob fortes fundações, sua mobilidade urbana, para promover a próxima geração de usuários de vias em Fortaleza, com foco no caminhar, andar de bicicleta e no uso do trânsito seguro,” disse Nancy Pullen-Seufert, Diretora do Centro Nacional de Caminhos Seguros para Escola, do Centro de Pesquisa para Segurança Viária da Universidade da Carolina do Norte (National Center for Safe Routes to School, University of North Carolina Highway Safety Research Center), nos Estados Unidos. “O compromisso de Fortaleza com as crianças, incluindo suas necessidades de brincar, de sentir-se comunidade, de acesso a espaços infantis e oportunidade de um transporte ativo, é um compromisso que desejamos ver seguido por outras cidades do mundo”, afirmou.
O Prêmio Internacional é uma extensão de um programa de premiação que começou nos Estado Unidos. Ele é conduzido pelo Comitê Visão Zero para Juventude, composto por organizações internacionais de segurança viária.
Na versão local, as cidades de Los Angeles, com o Distrito Escolar Unificado de Los Angeles (The Los Angeles Unified School District), e Nova York, com sua Força Tarefa Visão Zero (Vision Zero Task Force) foram os dois primeiros vencedores do Prêmio nos Estados Unidos.
O Prêmio Internacional Visão Zero para a Liderança Juvenil reconhece e destaca práticas notáveis de segurança viária com o objetivo de inspirar outras cidades em tomar medidas corajosas para alcançar uma mortalidade zero no trânsito entre crianças e jovens.
Fortaleza mereceu o reconhecimento internacional por seus esforços em priorizar a mobilidade e a segurança para todos os usuários da estrada. A cidade foi escolhida como primeira recebedora do Prêmio Internacional devido ao seu trabalho em criar uma cultura de transporte ativo para crianças e jovens, incluindo:
– Implementar medidas de trânsito calmo para reduzir a velocidade inclusive onde crianças caminham e andam de bicicleta;
– Redesenhar zonas tradicionalmente usadas somente por veículos motorizados em zonas comuns para recreação, educação e atividade;
– Criar programas com foco na criança em si, garantindo que a ela não pode apenas se deslocar em segurança mas também pode se engajar de maneira significativa com o meio ambiente;
– Priorizar a juventude em políticas de segurança viária.
Para saber mais sobre Visão Zero para Juventude e o Prêmio Internacional, incluindo uma ficha de quatro páginas sobre as iniciativas e esforços de segurança no transporte de Fortaleza, entre no site da Instituição.