Últimas Notícias
Fortaleza está entre as capitais com maiores avanços na área da Educação, segundo o IDGM
Home Últimas Notícias Fortaleza está entre as capitais com maiores avanços na área da Educação, segundo o IDGM

Fortaleza está entre as capitais com maiores avanços na área da educação no país, entre os anos de 2010 e 2023. É o que diz a série Desafios da Gestão Municipal (DGM), cujo desempenho das cidades é consolidado em um índice sintético, que varia entre zero e um. Quanto mais próximo de um, melhor o desempenho do município. No geral, Fortaleza ficou em 51º lugar com pontuação de 0,606.

O ranking é construído com base em um índice que reúne 15 indicadores em quatro áreas: educação, saúde, segurança e saneamento/sustentabilidade. O estudo concluiu que as capitais com maiores avanços na área da Educação, em termos de posição no ranking, são: Curitiba (com um salto de 19 colocações); Goiânia (subiu 18 posições); Salvador (avançou 16 posições) e enquanto Fortaleza (registrou um crescimento de 15 posições). A capital cearense, portanto, ficou quarto lugar entre as variações positivas no ranking de Educação.

Segundo o indicador, na educação são levados em consideração quatro fatores: razão entre matrículas em creche e o total de crianças de 0 a 3 anos; razão entre matrículas em pré-escola e o total de crianças de 4 a 5 anos; Índice de Desenvolvimento do Ensino Básico (Ideb) no Ensino Fundamental I e Ideb do Ensino Fundamental II.

A secretária municipal da Educação de Fortaleza, Dalila Saldanha, destaca que diversas iniciativas têm sido empreendidas para ampliar o acesso da população à educação e a aprendizagem dos estudantes. “Temos uma política estruturada de educação, com um currículo inovador, investimentos em melhorias no parque escolar e trabalhamos sempre com o objetivo de garantir o aprendizado de todos os estudantes. Para o alcance desse objetivo, temos investido fortemente na formação e valorização profissional dos nossos educadores. A estrutura física dos espaços, materiais e insumos pedagógicos e a oferta de vagas, especialmente na etapa creche, também são fundamentais: em quatro anos, entregamos mais de 160 obras concluídas para a comunidade escolar de Fortaleza, com um investimento de quase R$ 500 milhões”.

Compartilhe:
Veja Mais