Últimas Notícias
Fortaleza: Próximo Meu Bairro, Nossa Câmara acontece, no sábado, 15 de junho, no Genibaú
Home Últimas Notícias Fortaleza: Próximo Meu Bairro, Nossa Câmara acontece, no sábado, 15 de junho, no Genibaú

Reunindo 13 bairros, a Regional  11 retrata um pouco da história de Fortaleza fortalecendo nomes de personalidades ilustres da cidade e conta com diversos polos de educação. A região abriga a casa onde morava a escritora Raquel de Queiroz, além dos bairros Autran Nunes, Demócrito Rocha, Henrique Jorge e Dom Lustosa. E o projeto ”Meu bairro, nossa Câmara” chega na Regional 11 com uma ação de escuta ativa das demandas da população no próximo dia 15 de junho, além de ofertar diversos serviços com emissão de documentos e atendimentos voltados para a saúde, educação e direitos humanos.

Com um misto de bairros residenciais e comerciais, a Regional 11 também é destaque na educação com três universidades (UFC, Faculdade da Grande Fortaleza e Estácio) que já tem uma trajetória na cidade. O conhecido, Campus do Pici, que carrega o nome do bairro, fica o maior aglomerado da Universidade Federal do Ceará. Polo que tem contribuído para diversos estudos e pesquisas, uma delas é utilizada na saúde pública de Fortaleza no Instituto José Frota, o tratamento de queimaduras com a pele da tilápia, tecnologia com visibilidade e reconhecimento internacional. É de lá também que são formados diversos profissionais para atuar em mais de 123 especialidades, dentre elas, Medicina, Advocacia, Magistério, Zootecnia, Gastronomia, Farmácia e Jornalismo.

Outra marca da região é a construção de diversos bairros ao longo do Rio Maranguapinho, cortando os bairros Autran Nunes, Conjunto Ceará I e II, Genibaú. Com uma predominância de residenciais, esse locais tem desenvolvido uma rotina sustentável, abrigando diversos comércios locais potencializando o crescimento descentralizado da cidade. No Conjunto Ceará, o 7° bairro mais populoso da cidade, podemos ver este cenário bem pulsante. Com uma estimativa populacional de mais de 47 mil habitantes, o local conta com terceira melhor infraestrutura habitacional de Fortaleza, além de diversos órgãos públicos, dentre eles o Hospital Nossa Senhora da Conceição, Quartéis da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, Terminal de Ônibus e escolas públicas municipais e estaduais.

Já no Jóquei Clube falamos de uma paixão dos amantes do esporte. O bairro abriga a sede do Fortaleza Esporte Clube. O local também já foi palco das disputa das corridas de cavalo, cenário que deu espaço para a construção do Hospital da Mulher Zilda Arns, e que vem fazendo história na política de saúde da mulher.

A Regional 11 conta ainda com os bairros Bela Vista, Panamericano, Couto Fernandes, Henrique Jorge e João XXII, que somados reproduzem o potencial residencial da região. Dentre eles, um chama a atenção pela relação com os Estados Unidos. O Panamericano durante a Segunda Guerra Mundial sediou um campo de pouso quando os estadunidenses se estabeleceram na região. Outra particularidade do local é a nomeação das ruas, que fazem referência a estados brasileiros.

E nessa jornada de ouvir a população, o Meu bairro, nossa Câmara realiza a 11ª edição na Rua Ribeiro com Curitiba, em frente à Escola Maria da Hora, no bairro Genibaú. A ação acontece no próximo sábado, 15 de junho, de 8h às 13h. 

Compartilhe:
Veja Mais