Em 2024, Fortaleza sediará cinco encontros do G-20, que reúne os países com as maiores economias do mundo. Os Estados-membros se encontram anualmente para discutir iniciativas econômicas, políticas e sociais através de diversas reuniões setoriais. Ao longo dos meses de junho, julho e outubro, a Capital receberá reuniões ministeriais e dos grupos de trabalho, formulando e debatendo políticas centrais para o planeta.
Dos dias 10 a 12 de junho, Fortaleza sediará a 3ª Reunião Técnica GT Arquitetura Financeira Internacional. Em julho, dos dias 22 a 26, haverá a 4ª Reunião Técnica e a Reunião Ministerial do GT de Empregos. Em outubro, a 4ª Reunião Técnica e a Reunião Ministerial do GT de Educação acontecem nos dias 28 a 30. Os encontros serão uma oportunidade de evidenciar ainda mais o potencial de Fortaleza se tornar uma cidade global nos próximos anos.
“É um orgulho e também uma grande responsabilidade que nossa cidade seja sede para os debates do G20. Somos a maior capital do Nordeste, lideramos o PIB na nossa região, nos destacamos pelo potencial turístico e pelos esforços de capacitação e geração de emprego e renda. Queremos fortalecer ainda mais nosso potencial para desenvolvimento e inclusão, projetando Fortaleza como cidade global”, declarou o prefeito José Sarto.
A escolha do encontro no país foi determinada após o Brasil ocupar, pela primeira vez neste formato, a presidência rotativa do G-20, para mandato de um ano a partir deste mês. O país recebeu o posto da Índia, que exerceu a presidência até novembro deste ano. O mandato é considerado um momento emblemático para o Brasil no cenário internacional, conquista que também alcança Fortaleza, atualmente a maior capital do Nordeste nos quesitos populacional e econômico.
G-20
O grupo, criado em 1999, é formado por 19 países dos cinco continentes, além da União Africana (recém-admitida) e União Europeia, abrangendo nações desenvolvidas e em desenvolvimento. Juntos, os membros do grupo correspondem a 85% do PIB do planeta e dois terços da população mundial.
O ponto alto da reunião será a cúpula realizada nos dias 18 e 19 de novembro de 2024 no Rio de Janeiro. Como parte da preparação para a cúpula, serão realizadas mais de 100 reuniões dos grupos de trabalho e forças-tarefa que compõem o G20, tanto presenciais quanto virtuais, em nível técnico e ministerial, nas cidades-sede das cinco regiões do país, incluindo Fortaleza.
Durante este período, serão discutidos assuntos prioritários do governo, incluindo o combate à fome, pobreza e desigualdade, as três dimensões do desenvolvimento sustentável (econômica, social e ambiental) e a reforma da governança global. Uma novidade apresentada pelo novo mandato é o G20 Social, espaço de participação e contribuição da sociedade civil nas discussões e formulações de políticas relacionadas à Cúpula.
Fortaleza é destaque no cenário nacional e internacional
Além de ser a maior capital do Nordeste em número de habitantes, Fortaleza lidera o PIB regional, investindo em capacitação e ações de geração de emprego e renda, incentivando a abertura e a instalação de empresas. Além disso, através do plano Fortaleza 2040, o município busca se projetar como uma cidade global através de ações intersetoriais que também abrangem turismo, cultura, juventude, mobilidade e planejamento urbano.
Ao longo deste ano, Fortaleza sediou diversos encontros internacionais dos mais diversos temas, com destaque para a 39ª Assembleia Geral da União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa (UCCLA), realizada em novembro no Paço Municipal. No encontro, que reuniu 30 cidades de nove países, a Capital pôde trocar experiências sobre turismo, educação, mobilidade urbana, inovação, manejo de resíduos sólidos e meio ambiente com nações de todo o mundo.