Últimas Notícias


Fórum de Aprendizagem Industrial destaca papel transformador da educação profissional
Home Últimas Notícias Fórum de Aprendizagem Industrial destaca papel transformador da educação profissional

Evento promovido pelo SENAI Ceará e IEL Ceará reuniu jovens, especialistas e lideranças no Museu da Indústria, em Fortaleza.

Falar de aprendizagem industrial é falar de transformação. Por trás de cada máquina, cada projeto e cada inovação, existe uma trajetória em construção — de crescimento, superação e preparo para um futuro que já começou. Essa foi a essência do Fórum de Aprendizagem Industrial, realizado no dia 24 de abril de 2025, no Museu da Indústria, pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI Ceará) e pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL Ceará), com o apoio da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC).

A abertura do evento foi conduzida por Lourena Cordeiro, gerente de Educação e Trilhas de Carreira do IEL Ceará, que destacou a urgência e a responsabilidade da formação profissional de jovens:

“O IEL Ceará tem uma premissa que é acreditar no futuro e o futuro são os jovens. Isso aumenta a nossa responsabilidade.  Caminhamos para um mercado em que precisamos ser muito bons — não há mais espaço para quem é mais ou menos”, afirmou.

Lourena também expressou seu agradecimento a todos, em nome do Presidente da FIEC, Ricardo Cavalcante, do Diretor Regional do SENAI-CE e Superintendente do SESI-CE, Paulo André Holanda, e de Dana Nunes, Superintendente do IEL Ceará. Ela destacou o compromisso da Federação em preparar os jovens para o mercado de trabalho, por meio do projeto de aprendizagem, essencial para o desenvolvimento desses futuros profissionais. Lourena ainda agradeceu às equipes do SENAI Ceará, do IEL Ceará e aos instrutores envolvidos no projeto, reforçando a importância de formar jovens bem-preparados para enfrentar os desafios do mundo do trabalho.

A programação seguiu com o Painel Principal, que teve como tema “Aprendizagem Industrial: desafios, mercado e oportunidades”, um momento de troca e reflexão sobre o papel da educação profissional no presente e no futuro da juventude brasileira.

Participando do painel, Raquel Studart, auditora fiscal do trabalho e coordenadora da Aprendizagem Profissional no Ceará pela Superintendência Regional do Trabalho e Emprego, destacou o impacto social da política pública da aprendizagem:

“É uma política de transformação social. O aprendiz é formado por uma entidade de excelência, como o SENAI Ceará ou o IEL Ceará, e, na empresa, ele aplica esse conhecimento na prática. O objetivo final é a efetivação — que esse jovem se torne parte do quadro da empresa. Já houve uma relação de trabalho, mesmo que temporária, e agora há uma chance real de permanência.”

Participou do painel também o sociólogo Roberto Bassan, doutor em Serviço Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, com ampla experiência em organizações, juventude e desenvolvimento social. Durante sua fala, ele destacou o papel da aprendizagem industrial como uma ponte entre a juventude e a cidadania ativa:

“Quando falamos em aprendizagem, falamos em mais do que inserção no mercado — falamos em inclusão social, pertencimento e dignidade. A juventude brasileira tem sede de oportunidade, mas também carrega uma enorme potência criativa e produtiva. Cabe a nós, enquanto sociedade, abrir caminhos estruturados para que esse potencial floresça. O que vemos aqui hoje, nesse Fórum, é a prova viva de que é possível alinhar formação técnica com transformação social”, afirmou Roberto.

Ainda durante o evento, foram apresentados Cases de Sucesso de alunos e alunas do SENAI Ceará, com histórias inspiradoras que provam que a aprendizagem transforma realidades. A apresentação foi conduzida pela Equipe da Aprendizagem SENAI Ceará: Daniela Costa, José Levi e Ana Gabriella.

Ana Régia Lopes, especialista de Educação e Carreiras e coordenadora do Programa Jovem Aprendiz IEL, destacou os diferenciais da iniciativa, como o foco nas competências do profissional do futuro, os desafios da indústria 4.0, inovação e outros temas essenciais ao novo mundo do trabalho:

“Falar de Aprendizagem para mim é falar de transformação. Não estamos apenas entregando conteúdo — os jovens podem acessar informação de qualquer lugar. O que entregamos é conhecimento aliado à vivência, à experiência e à dedicação. Nós transformamos vidas para que esses jovens transformem empresas e a sociedade”, disse Ana, que também agradeceu à superintendente e à gerente de Educação do IEL CE pela confiança e parceria que sustentam os bons resultados do programa.

Encerrando o evento com energia e emoção, o técnico esportivo e palestrante Alberto Bial trouxe uma fala inspiradora com o tema “Juventude, Motivação e Futuros”:

“Motivação não nasce do que está fora, ela nasce do que pulsa dentro de vocês. Cada um aqui carrega uma história que pode ser escrita com garra, com propósito, com paixão. A juventude é o tempo da ousadia, da criatividade, da superação. Quando você acredita no seu talento e encontra quem te apoia com oportunidade e formação, como vemos aqui no SENAI e IEL, não há limite para onde pode chegar. Sonhem alto — o futuro começa hoje, com as escolhas que vocês fazem agora”, afirmou Bial, emocionando o público.

O encerramento foi conduzido por Sônia Parente, gerente de Educação do SENAI Ceará, que reforçou a importância da aprendizagem como uma ponte entre juventude, cidadania e indústria:

“Nós, SENAI, IEL e FIEC, organizamos esse evento para valorizar os jovens e o Dia do Aprendiz. Muito além de formar para a indústria, nós formamos para o mundo do trabalho. São oportunidades de se tornar um cidadão, de conquistar um emprego, de transformar a própria vida. Para nós, é uma honra fazer parte dessa etapa tão importante da trajetória desses jovens e contribuir com a formação do futuro da indústria”, concluiu.

Compartilhe:
Veja Mais