Em reunião virtual realizada na tarde da última terça-feira, 9, pela Frente Parlamentar em Defesa da Imunização contra a Covid-19 em Fortaleza, parlamentares discutiram sobre a unificação das plataformas da Prefeitura e do Governo do Estado que tratam sobre o cadastro de vacinação. O momento também colocou em pauta a inclusão de outros profissionais nas fases prioritárias e a descentralização dos postos de vacinação.
Os vereadores relataram dúvidas em relação ao processo de cadastramento e o sistema que deve ser utilizado para a vacinação em Fortaleza. Segundo os vereadores, as notícias veiculada pela imprensa sobre o cadastramento no sistema Saúde Digital deixou muitos fortalezenses em dúvida sobre qual plataforma utilizar.
O vereador Guilherme Sampaio (PT) comentou que o certo realmente é um sistema unificado. “O processo de credenciamento para a vacina o correto mesmo é para ser no âmbito estadual”, disse o parlamentar.
O vice-presidente da Frente, vereador Gabriel Aguiar (PSOL), apresentou demandas dos moradores do Grande Bom Jardim, oriundas de uma reunião no Conselho Popular do bairro. Dentre as solicitações da comunidade está a descentralização da vacinação, com a implantação de um posto de atendimento no Ginásio da Parangaba. Vale ressaltar que o Grande Bom Jardim é hoje um dos bairros que concentra um grande número de casos confirmados de Covid-19.
“Essa Frente tem como objetivo acompanhar, fiscalizar, propor soluções nos inúmeros desafios no processo de vacinação contra a Covid-19 aqui em Fortaleza. Nós tivemos ação de campo, de pesquisa, tivemos inúmeras reuniões e nesse momento de isolamento rígido, estamos trabalhando em nossas casas, articulando, ouvindo a população, realizando reuniões virtuais, oficiando os órgãos, elaborando pareceres, dialogando com as autoridades em defesa do cumprimento das prioridades de vacinação e buscando soluções para sairmos dessa pandemia”, disse o vice-presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Imunização contra a Covid-19, Gabriel Aguiar.
A vereadora Larissa Gaspar (PT) destacou a atuação de doulas, profissionais da assistência social, jornalistas e cuidadores de idosos e solicitou que a Frente viabilize junto à Prefeitura um estudo para a inclusão desses profissionais no grupo prioritário de vacinação. “É importante buscarmos informações sobre a aquisição direta de vacinas pelo município através de consórcio e nessas o município teria autonomia para discernir sobre a inserção desses profissionais como prioridade para a vacinação”, declarou. A presidente da Frente, vereadora Ana Paula (PDT), solicitou uma reunião virtual com os representantes das categorias citadas, encaminhamento aprovado pelos parlamentares.
Participaram da reunião virtual: Enfermeira Ana Paula (PDT), Gabriel Aguiar (PSOL), Danilo Lopes (Podemos), Guilherme Sampaio (PT), Lúcio Bruno (PDT), Larissa Gaspar (PT) e Júlio Brizzi (PDT).