
O governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), declarou nesta segunda-feira (11) que apoia o deputado estadual Fernando Santana (PT) na corrida pela presidência da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), desde que a base governista concorde com a candidatura. Elmano explicou que deu sinal verde para Santana articular o apoio necessário, mas ressaltou que a decisão sobre a Mesa Diretora, que será eleita em fevereiro de 2025, cabe exclusivamente ao Parlamento.
“Ele é o candidato da base na medida em que a base decida que ele é o candidato. Ele está sondando, dizendo que conversou comigo e da minha parte está autorizado a ser candidato”, afirmou o governador durante uma entrevista no Palácio da Abolição. Elmano destacou que, apesar de sua autorização, Santana deverá conquistar o apoio tanto dos parlamentares aliados quanto da oposição.
Apesar de outros nomes na base aliada demonstrarem interesse, Santana, que atualmente ocupa a 1ª vice-presidência da Alece, tem liderado as conversas para buscar um consenso entre os parlamentares. Segundo Elmano, o fato de Santana contar com sua aprovação poderia fortalecer o diálogo dentro da Assembleia.
Autonomia do Parlamento
Elmano destacou que, embora prefira um aliado na presidência da Casa, não quer interferir na autonomia do Legislativo cearense. “Nós somos de um mesmo projeto político, então é razoável que ele (Fernando) dirija a Assembleia para não termos problemas de execução no Estado. Mas o governador deve respeitar a autonomia da Assembleia”, afirmou.
Ele também disse que, caso haja resistência ao nome de Santana, apoiará a decisão que os deputados tomarem. “Da minha parte não tenho nenhuma objeção ao nome do Fernando, mas se os deputados resolverem que é outra coisa, têm autonomia para decidir”, completou o governador.
A fala de Elmano reforça o equilíbrio que o chefe do Executivo busca entre fortalecer a base e respeitar a independência do Parlamento estadual.#
Fonte: Diário do Nordeste