O governador Camilo Santana reuniu nesta segunda-feira (15), de forma virtual, os secretários de Estado para avaliar as ações em andamento e definir as prioridades para este ano no Ceará.
Entre as principais metas da gestão para 2021 estão a superação da pandemia, com a ampliação do atendimento e a vacinação; o retorno seguro às aulas presenciais; o acolhimento social das famílias mais vulneráveis; a redução dos índices de violência e o fortalecimento da economia, com mais investimentos e a geração de novos empregos.
Ao secretariado, o governador destacou que em 2020, o Ceará conseguiu se manter como um dos Estados do Brasil que mais investe. A meta para 2021 é manter a capacidade de investimento.
A vice-governadora Izolda Cela, a primeira-dama Onélia Santana e os secretários Chagas Vieira (Casa Civil), Dr. Cabeto (Saúde), Mauro Filho (Planejamento e Gestão), Fernanda Pacobahyba (Fazenda) e Juvêncio Viana (PGE) participaram de forma presencial do encontro.
Após a abertura da reunião, feita pelo governador Camilo Santana, a secretária da Fazenda realizou a apresentação “Resultados Fiscais do Ceará no Exercício 2020”, mostrando os principais índices do estado no ano passado em receitas, despesas e investimentos.
Em seguida, o secretário do Planejamento e Gestão, Mauro Filho, apresentou os dados sobre a economia brasileira durante a pandemia do coronavírus, com os principais impactos da doença na arrecadação do país e o reflexo disso para os estados.
Segundo o secretário Mauro Filho, o Produto Interno Bruto (PIB) do Ceará teve crescimento acima do País e citou a importância da continuidade do auxílio emergencial para as famílias mais carentes e a economia do Brasil.
O governador Camilo Santana confirmou que o Governo do Ceará vai trabalhar para continuar apoiando as famílias do Ceará que mais precisam e que mais foram afetadas pela pandemia.
Com relação à pandemia no Ceará, o secretário da Saúde, Doutor Cabeto, expôs os dados atuais do Ceará e citou que o Estado tem ampliado a rede de saúde para atender a população, diante do preocupante aumento do número de casos. Até o fim do mês, a rede estadual contará com 703 leitos de UTI exclusivos para tratamento de pacientes com coronavírus.
O governador citou que tem conversado com o Ministério da Saúde para o credenciamento de novos leitos de enfermaria e terapia intensiva para Covid-19.
Ele destacou que o Governo do Ceará vai realizar os investimentos necessários para garantir o atendimento público de Saúde. Camilo Santana destacou ainda o esforço para vacinar a população do Ceará.
Outro tema abordado na reunião, que durou cerca de duas horas e meia, foi a segurança pública do Ceará. O secretário da Casa Civil, Chagas Vieira, reforçou o compromisso do Governo do Estado de seguir investindo em equipamentos e pessoal para a redução dos índices de violência em todo o estado.