Últimas Notícias
Governadora Izolda Cela entrega implantação de sistema de energia solar em escolas estaduais
Home Últimas Notícias Governadora Izolda Cela entrega implantação de sistema de energia solar em escolas estaduais

A Escola de Ensino Fundamental e Médio (EEFM) Doutor Gentil Barreira, localizada no bairro Conjunto Ceará, em Fortaleza, sediou, nesta quinta-feira (15), o lançamento da instalação de módulos fotovoltaicos para geração de energia solar em unidades da rede estadual. A entrega do sistema implantado nessa escola representa o que já acontece em 17 prédios da rede pública estadual de ensino. A solenidade foi comandada pela governadora Izolda Cela, ao lado do secretário da Infraestrutura, Lúcio Gomes; e da secretária executiva da Educação, Jucineide Fernandes.

Izolda Cela salientou o grande potencial do estado com as energias renováveis e os benefícios dos investimentos nesta pauta. “O Ceará tem esse movimento em prol das energias renováveis, trabalhando para ser uma referência no mundo há algum tempo. Nosso país é tão forte, bonito, rico, com o nosso estado sendo privilegiado com todo esse sol e ventos. Nosso potencial é algo que traz bastante esperança”, comentou.

O Ceará é pioneiro na instalação dos módulos fotovoltaicos em escolas públicas. O projeto, desenvolvido pela Secretaria da Infraestrutura (Seinfra) em parceria com a Secretaria da Educação (Seduc), prevê, até o início de 2023, a implantação da energia solar em 32 escolas estaduais, distribuídas em 31 municípios de todas as regiões do estado. Destas, 17 já estão em funcionamento. A estimativa de economia nas contas de energia elétrica, quando todos os equipamentos estiverem com os sistemas em funcionamento, é de aproximadamente R$ 1 milhão por ano.

Jucineide Fernandes lembrou que a iniciativa é ampla e importante para a sociedade cearense. “Temos aqui uma escola que nossos alunos precisam e merecem. Essa proteção ao meio ambiente é muito importante”, disse.

As obras contam com investimento de R$ 8,8 milhões. Os recursos para o projeto são do Fundo de Incentivo à Eficiência Energética e Geração Distribuída do Ceará (FIEE), administrado pela Seinfra.

Lúcio Gomes ressaltou o grande valor para as futuras gerações com a expansão de ideias visando a implementação de energias renováveis. “Essas escolas estão espalhadas por todo o Ceará, beneficiando a todos. Todos têm um importante papel nessa mudança de cultura para que possamos entregar para as próximas gerações um planeta melhor”, pontuou.

Compartilhe:
Veja Mais