O Governo do Ceará assinou, nesta quinta-feira (1º), um acordo de colaboração com a Amazon Brasil para promover a inserção de empresas locais no comércio eletrônico. Esse acordo estabelece as bases para apoiar a divulgação, capacitação e comercialização dos produtos das empresas cearenses por meio da Amazon.com.br. Essas atividades de colaboração visam contribuir para o desenvolvimento e crescimento das empresas do Ceará, bem como promover e acelerar sua competitividade no território nacional e internacional.
Na solenidade de assinatura, realizada no Centro de Distribuição da Amazon no Ceará, estiveram presentes, além do governador Elmano de Freitas; o secretário de Desenvolvimento Econômico, Salmito Filho; e a diretora de Políticas Públicas da Amazon Brasil, Maria Claudia Souza.
O governador ressaltou que esta iniciativa busca potencializar as vendas online e as exportações pelas empresas cearenses e, assim, aumentar seus canais de comercialização, disponibilizando-lhes ferramentas para que seus produtos cheguem também ao mercado internacional por meio da Amazon.
Elmano de Freitas destacou a importância do convênio para a fortalecer os micro, pequenos e médios empresários cearenses. “Temos a preocupação de atrair grandes empresas para o nosso estado com o objetivo de garantir mais empregos e oportunidades para a nossa população. A parceria com a Amazon impulsiona as vendas online e fortalece as exportações, possibilitando a venda dos produtos cearenses no mercado internacional”, explicou.
Por meio da colaboração mútua, a Amazon apresentará suas ferramentas para capacitar e habilitar negócios cearenses, incluindo pequenas e médias empresas (PMEs), a vender seus produtos no site Amazon.com.br. O Governo do Ceará promoverá a participação das empresas em seminários sobre como vender online e fará a divulgação dos eventos.
Este acordo de colaboração ocorre no âmbito do recente anúncio da Amazon Brasil destacando o impacto positivo de suas operações no empreendedorismo brasileiro, bem como nas PMEs que vendem através de seu marketplace. A empresa anunciou recentemente que conta com mais de 50 mil vendedoras e vendedores parceiros com ofertas ativas em seu marketplace, 99% dos quais são PMEs, somando cerca de 9,6 milhões de produtos listados no site.
Ricardo Garrido, diretor de Marketplace da Amazon Brasil, destacou que “Estamos muito entusiasmados em trabalhar com o Governo do Ceará para beneficiar os empreendedores locais, ajudar a impulsionar seu crescimento no Brasil e ajudá-los a expandir para outros países por meio do comércio eletrônico. Na verdade, 77% das vendas de terceiros na Amazon Brasil são destinadas a clientes de estados diferentes de onde o vendedor está localizado e cerca de 8% dessas PMEs exportam para os Estados Unidos e outros países, um crescimento de aproximadamente quatro vezes entre 2018 e 2022”.
Dentre as iniciativas da Amazon para pequenos e médios negócios no Brasil, destaca-se o FBA – Logística da Amazon, um serviço que consiste no armazenamento de produtos de vendedores parceiros nos próprios Centros de Distribuição da Amazon. A Amazon realiza o empacotamento e a entrega através de transportadoras parceiras, e realiza todo o suporte pós-venda desses produtos, que se tornam elegíveis ao programa Prime.
Vendedores que aderem ao FBA – Logística da Amazon crescem suas vendas, em média, 5 vezes. Outras opções de programas disponíveis incluem o DBA – Delivery by Amazon, no qual transportadoras parceiras contratadas pela Amazon entregam em todas as 5,5 mil cidades do Brasil, e o programa de Vendas Internacionais. São diversos serviços para atender vendedores parceiros em suas necessidades. Ao assumir a logística, a Amazon permite que esses empreendedores foquem nas suas áreas-chave de negócios.