
Com diálogo, participação ativa e a construção de soluções coletivas, o Programa Integrado de Prevenção e Redução da Violência do Governo do Ceará (PReVio) chega à capital para a última edição dos Seminários Municipais de Prevenção à Violência.
No dia 26 de fevereiro, Fortaleza sediará o encontro, que acontecerá na Escola Superior do Parlamento Cearense – Unipace (3º andar), a partir das 8h. O evento reunirá gestores municipais, equipes técnicas, representantes de órgãos públicos, lideranças comunitárias e sociedade civil para debater estratégias de prevenção à violência e contribuir para a construção do Plano Municipal de Prevenção à Violência.
Com uma programação voltada à escuta ativa e ao mapeamento das vulnerabilidades da cidade, o seminário contará com oficinas de trabalho, workshops e debates para aprofundar o entendimento sobre os desafios locais e propor soluções efetivas.
O evento será dividido em dois momentos: pela manhã, a participação da sociedade civil e lideranças comunitárias será fundamental para trazer perspectivas dos territórios; à tarde, gestores e técnicos da Prefeitura de Fortaleza irão consolidar as propostas e alinhar estratégias para fortalecer a prevenção à violência na cidade.
“O Seminário é um momento muito importante de diálogo tanto com as instituições governamentais quanto com a população de forma geral, para que a gente construa as bases para o Plano Municipal de Prevenção à Violência”, explica Avilton Júnior, coordenador Executivo do PReVio.
Os seminários são a primeira etapa da construção desse plano municipal. O documento será elaborado pelos municípios em parceria com o Governo do Estado. Além dos órgãos públicos, também participa dessa construção o consórcio formado pelas empresas Macroplan e Cidade Segura, que conduzem os trabalhos técnicos para a elaboração do plano.
Ao longo do mês de fevereiro, os Seminários Municipais de Prevenção à Violência passaram por mais nove cidades cearenses, promovendo diálogos e contribuindo para a construção de políticas públicas mais eficazes e conectadas com a realidade de cada território. Fortaleza encerra essa jornada com o compromisso de avançar na criação de soluções que priorizem a segurança, a inclusão e a dignidade da população.