Reunidos nesta sexta-feira (22), em Brasília (DF), o governador do Ceará, Elmano de Freitas, e o presidente do Sebrae, Décio Lima, definiram que o programa Comunidade Empreendedora será o primeiro desdobramento do projeto Sebrae Pelo Brasil. A previsão é que a parceria vai favorecer mais de 205 mil empresas distribuídas nos 184 municípios do estado. “Com esse projeto, vamos incentivar o desenvolvimento de pequenos negócios locais para o crescimento sustentável dessas regiões”, explicou o governador.
O Projeto Pelo Brasil esteve no Ceará em junho deste ano, quando foi assinado um Protocolo de Intenções que teve por objetivo realizar ações conjuntas voltadas ao fortalecimento dos pequenos negócios do estado.
“Para nós é sempre um motivo de orgulho que o estado do Ceará possa intensificar, melhorar e aperfeiçoar a parceria com o Sebrae, pois isso irá refletir diretamente na vida dos empreendedores. Com esse programa, mais empresários de pequenos negócios terão oportunidades, poderão gerar mais emprego e renda”.– Presidente do Sebrae, Décio Lima
Foto: Charles Damasceno
O Comunidade Empreendera irá incentivar pequenos negócios que tenham como público prioritário pessoas com deficiências, povos originários, afrodescendentes, jovens, entre outros. As ações serão distribuídas em linhas de atuação, que incluem: Centro de Inteligência, implantação de políticas públicas, a Rede de Cooperação Produtiva, Inovação, Comunidades Empreendedoras, Ceará Credi, Formação Empreendedora, Negócios Digitais, Qualidade Empresarial. “A visita do presidente do Sebrae foi essencial para a formalização de uma atuação conjunta, pois o Comunidade Empreendedora abrirá novas frentes no estado”, afirmou Elmano de Freitas.
O Programa Sebrae Pelo Brasil já visitou dez estados com o objetivo de evidenciar as potencialidades das regiões. “Hoje, estamos dando continuidade a uma agenda de inclusão, pois o estado do Ceará já mostrou que tem um povo resiliente e empreendedor. Agora, precisamos olhar para frente e abrir novas portas e, com isso, permitir a diminuição das desigualdades”, destacou Décio Lima.