A governadora Izolda Cela assinou, na manhã desta terça-feira (13), na barragem do açude Pacoti, em Horizonte, o decreto que cria a 37ª Unidade de Conservação (UC) estadual, o Parque das Águas. Com área de 9.836,72 hectares e abrangendo cerca de seis municípios cearenses, a nova UC servirá para a proteção dos recursos hídricos que abastecem a região metropolitana de Fortaleza.
Criado pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), Secretaria dos Recursos Hídricos (SRH) e pela Companhia de Gestão de Recursos Hídricos (Cogerh), o Parque Estadual das Águas situa-se no entorno do sistema hídrico Pacoti, Riachão e Gavião, responsável pelo abastecimento de Fortaleza e região metropolitana.
“Quando se fala em água, se fala em vida, saúde, bem estar, em condição de prosperar a vida humana e também tudo que está relacionado a ela”, pontua Izolda. “Isso aqui é uma proteção importantíssima para todo um sistema hídrico que abastece mais de 4 milhões de pessoas”, completa.
Abrangendo os municípios cearenses de Itaitinga, Horizonte, Pacatuba, Pacajus, Guaiúba e Aquiraz, o Parque das Águas conecta-se ao Corredor Ecológico do Rio Pacoti, que interliga a Área de Proteção Ambiental (APA) da Serra de Baturité e a APA do Rio Pacoti, contribuindo assim para proteger esse recurso hídrico junto ao sistema Pacoti/Riachão/Gavião, formando um cinturão verde no entorno dos três açudes.
“Essa ação hoje tem uma grande simbologia, porque estamos aqui preservando não só nossos recursos hídricos, mas o meio ambiente na Região Metropolitana de Fortaleza para as gerações futuras”, destaca Francisco Teixeira, o secretário dos Recursos Hídricos.
Com investimento total de R$ 1.631.392,92, na nova área protegida serão permitidas as atividades de pesquisas científicas; educação e interpretação ambiental; recreação em contato com a natureza; além do turismo ecológico.