O Governo do Ceará atingiu na última quarta-feira (03) a marca de 21.866 promoções de policiais militares e bombeiros, realizadas desde o ano de 2015. Todas as ascensões foram baseadas na lei elaborada pelo governador Camilo Santana, que participou da solenidade que promoveu mais 3.075 militares estaduais, transmitida nas redes sociais.
O governador Camilo Santana lembrou que essa valorização foi um compromisso com a catagoria, assumido desde o início de sua gestão.
Ao assinar o ato de promoção dos militares, Camilo Santana ressaltou que também serão realizadas solenidades regionais de promoção, ainda que oficialmente os mais de 3 mil militares estejam sendo promovidos hoje, a partir da publicação no Diário Oficial do Estado.
Assinada pelo governador Camilo Santana em 22 de abril de 2015, a lei que permite as promoções foi aprovada por unanimidade pelos deputados estaduais e sancionada no dia 25 de maio do mesmo ano, durante a solenidade de comemoração dos 180 anos da Polícia Militar do Ceará. A medida institui um fluxo regular e automático na carreira dos oficiais e praças estaduais.
Além do reconhecimento ao mérito de cada um dos promovidos, a promoção, de acordo com a vice-governadora do Ceará, Izolda Cela, representa também o aumento da responsabilidade.
Apenas em 2015, o total de promovidos foi de 8.891 militares, se transformando na maior da história das duas corporações, com 10 cerimônias realizadas em nove cidades: Fortaleza, Sobral, Crateús, Canindé, Itapipoca, Juazeiro do Norte, Iguatu, Russas e Quixadá. Apenas 29 militares seriam beneficiados naquele ano caso a nova lei não tivesse sido proposta.
Sandro Caron, secretário da Segurança Pública, avaliou que as promoções são um merecido reconhecimento ao trabalho dos homens e mulheres que fazem a segurança pública do Estado do Ceará.
Para o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Ronaldo Roque, essas promoções marcaram um momento muito especial.
O comandante-geral da Polícia Militar do Ceará, Coronel Márcio Oliveira, comentou sobre o momento tão esperado e que se deve ao mérito dos profissionais.