Encerrou – se na noite da última segunda, 06 a terceira edição do Ciclo de Reis, finalizando mais uma ação do Projeto Culturas Populares, realizado pela Prefeitura de Juazeiro do Norte, por meio da Secult e com produção da OSC Zaíla Lavor.
Mais de 40 grupos da tradição popular, incluindo lapinhas, guerreiros e reisados que costumam vivenciar as festividades nesta época do ano, se apresentaram nos espaços da Praça Padre Cícero e na Alameda Juazeiro – Centro de Gastronomia Rita Araújo da Silva, num espetáculo de ritmos, cores e melodias, ao comando dos mestres e brincantes da cultura popular do município.
“São vocês, mestres, que transmitem o ensinamento, o conhecimento, a disciplina e o respeito. Acredito que não há nada mais importante em uma sociedade do que a cultura. Vocês são muitos importantes para a preservação disso e portanto merecem o nosso reconhecimento” disse o secretário de cultura do município, Renato Fernandes em seu discurso.
O objetivo do projeto é estabelecer uma política pública para a promoção, resgate e fortalecimento da cultura popular em Juazeiro do Norte, através do trabalho da administração municipal, por meio da Secult, concedendo fomento, incentivos e promovendo o envolvimento dos poderes público, privado e da sociedade civil na iniciativa.
Os grupos de cultura popular do município que participam das atividades do Culturas Populares recebem anualmente subsídio no valor acima de R$ 5.000,00 mil reais para investir na confecção dos trajes, instrumentos, composição e apresentação das performances que acontecem em mais de 20 bairros da cidade, promovendo também o desenvolvimento da economia criativa.
Nesta edição o projeto contou ainda com a parceria da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação e da Câmara dos Dirigentes Logistas de Juazeiro do Norte, na realização do Concurso Vitrines e Fachadas premiando lojistas que retrataram em suas campanhas comerciais natalinas a temática do Ciclo de Reis.