No dia 26 de setembro, a cidade de Guaramiranga receberá o Inova Maciço 2024, evento gratuito que promete ser um marco na promoção da inovação na região do Maciço de Baturité. Com o intuito de conectar setores econômicos locais às práticas e ferramentas inovadoras, o evento busca sensibilizar os participantes sobre a importância da inovação para o desenvolvimento regional e a construção de um futuro mais sustentável e competitivo.
A Praça Principal de Guaramiranga será o local de encontro dessas inovações, das 14h às 20h. Com um palco principal equipado com tela de LED, os participantes poderão assistir a palestras e participar de painéis interativos, além de explorar experiências inovadoras com tecnologias de ponta, como realidade virtual e impressão 3D. Os visitantes também terão a oportunidade de conhecer startups locais.
Organizado pelo Escritório Regional Maciço de Baturité do Sebrae Ceará, o Inova Maciço visa engajar empreendedores, empresas, universidades e parceiros em novas possibilidades oferecidas pela ciência, tecnologia e inovação. A programação do evento será intensa e diversificada, proporcionando uma série de atividades e palestras que fomentam o ecossistema local de inovação.
Uma das atrações mais esperadas é o Hackathon Musical, uma competição que desafiará músicos a criar a melodia para um jogo, unindo música e tecnologia em uma experiência única. Além disso, o evento contará com uma sala de experiências virtuais que proporcionará uma imersão nessas novas tecnologias.
A interatividade será uma das características marcantes do Inova Maciço. Durante o evento, diversas exposições e atividades práticas, como jogos, planetário e experiências com realidade virtual, estarão disponíveis para os participantes, promovendo uma vivência imersiva da inovação.
O evento tem como meta receber 300 pessoas, entre alunos, empresários e instituições da região, as inscrições são gratuitas e estão disponíveis na loja online do Sebrae. “Esses eventos oferecem oportunidades de aprendizado e desenvolvimento para profissionais locais, inspiram a comunidade a pensar de forma inovadora, facilitam a criação de redes de contato entre diferentes atores do ecossistema, promovem parcerias e possibilitam acesso a recursos financeiros, tecnológicos e de conhecimento”, afirmou Gina Sena, analista do Escritório Regional Maciço de Baturité do Sebrae Ceará.