
O deputado Guilherme Sampaio (PT) destacou, durante o primeiro expediente da sessão plenária da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) desta terça-feira (11/02), o esforço do governador Elmano de Freitas no sentido de fortalecer as políticas de segurança pública no Estado.
O parlamentar afirmou que “a posição do governador Elmano é de combater implacavelmente a ação do crime organizado no Ceará”, defendendo que haja a união de esforços de deputados, autoridades e sociedade no combate à violência no Estado.
Guilherme Sampaio ressaltou que as forças de segurança do Estado já capturaram quatro envolvidos na tentativa de chacina que deixou três pessoas mortas, nesta segunda-feira (10/02), no bairro Parque Dois Irmãos, em Fortaleza.
“A operação continua até que todos os envolvidos nesse episódio paguem o que é devido no rigor da lei”, complementou o deputado.
De acordo com ele, o combate à violência passa por um profundo debate sobre políticas de segurança que se baseiem na defesa da força do estado democrático de direito. “Não se combate a violência e o crime com um discurso fácil. Não se combate a violência com a organização de motins. Estamos aqui para fortalecer uma política de segurança de promoção da paz, o que não é um desafio fácil diante da complexidade de um problema social grave que tem progredido a cada dia”, salientou.
Ainda para Guilherme Sampaio, o combate à violência não pode se resumir a políticas de repressão. “No Ceará, temos avançado em políticas para a juventude de prevenção à violência. Com seriedade, e não com bravatas, tenho fé de que vamos construir no Estado uma sociedade mais pacífica”, assinalou.
Em aparte, o deputado Nizo Costa (PT) elogiou a condução do governador Elmano de Freitas à frente do Estado. “É um Ceará que anda e que avança. Parabenizo as ações de um time que tem como líder o governador Elmano”, pontuou.
Já o deputado Alysson Aguiar (PCdoB) reconheceu o compromisso do governador Elmano com a segurança pública do Estado. “Fazer segurança pública é difícil em todo o Brasil, mas ele vem fazendo mudanças necessárias, investindo em inteligência, implantando novas bases do Raio, anunciando reconhecimento facial nos estádios. É um conjunto de ações e mudanças e tenho certeza de que em breve vamos colher os resultados”, apontou.