Ainda faltam cerca dois meses para o final de 2024. Mas dentre tantos enredos gerados na política cearense neste ano, sem sombra de dúvidas o de Herberlh Mota, prefeito de Baturité, é um dos mais destacados.
Depois de uma decisão do TSE que o tornava inelegível, por conta de uma suposta conduta vedada em período eleitoral em 2022, Herberlh enfrentou momentos de muita tensão e incerteza.
No entanto, os meses passaram, o período eleitoral também, e antes mesmo do final de outubro, o saldo eleitoral para o jovem gestor foi: primeiro prefeito reeleito da história de Baturité; maior votação da história do município; conseguiu eleger a esposa Ynara Mota como prefeita de Guaramiranga; e por fim, o TSE reverteu a decisão por 7 a 0 e devolveu os direitos de elegibilidade.
Agora não mais por liminar, mas de forma justa e definitiva, Herberlh Mota tem permissão da justiça e do povo para seguir mostrando sua capacidade de gestão e se consolidando como um verdadeiro líder regional.
Ainda é cedo para falar de futuro, considerando que ainda será diplomado e empossado para um novo mandato. Mas uma coisa é certa, Herberlh é determinado e quando tem um objetivo em mente ele segue em frente até vencer.
Texto escrito por Serginho Aragão