Últimas Notícias
Horizonte conquista o Selo Unicef pela nona vez e se destaca na promoção de direitos para crianças e adolescentes
Home Últimas Notícias Horizonte conquista o Selo Unicef pela nona vez e se destaca na promoção de direitos para crianças e adolescentes

A cidade de Horizonte conquistou pela nona vez o Selo Unicef – Município Aprovado. A certificação premia os municípios que avançaram em suas políticas de educação, proteção e saúde para crianças e adolescentes. Com isso, a cidade da Região Metropolitana segue como uma das seis a serem condecoradas em todas as edições no Estado. Neste ciclo, que foi de 2021 a 2024, 923 municípios foram reconhecidos, sendo 158 do Ceará.

“Essa edição do Selo Unicef foi marcada por seu início ainda durante a pandemia. Dessa forma, muitas ações focaram inicialmente na prevenção e nos cuidados pós-pandemia de crianças e adolescentes”, relata a articuladora do Selo Unicef Edição 2021-2024 no município, Grécya Barros.

No entanto, com o avanço da ciência e das políticas de saúde, a pandemia foi mitigada, e Horizonte pôde ampliar ainda mais suas ações voltadas para crianças e adolescentes. “O município se destaca por seu perfil arrojado e cuidadoso com as políticas públicas direcionadas a esse público, desenvolvendo atividades em todas as setoriais de forma organizada e sistemática”, resume ela.

As políticas públicas incluem ações como o projeto Saúde na Escola, no qual alunos da rede pública municipal são orientados sobre saúde bucal e o combate a doenças como a dengue. Os cuidados de saúde, que vão desde o pré-natal até a entrada na vida adulta, como atenção ao aleitamento e busca ativa por doenças, também estão entre as iniciativas. A construção de espaços físicos como brinquedotecas, brinquedopraças e a Praça Mais Infância, estas em parceria com o Governo do Estado, permite que crianças e adolescentes exerçam o direito de brincar.

No âmbito da educação, a garantia de merenda escolar de qualidade para os estudantes do município, o estímulo à alfabetização e à formação técnica e a realização de eventos como o Forunzito, em que alunos da primeira infância e gestores discutem sobre a cidade, são ações que fortalecem o ensino e, por consequência, o aprendizado de crianças e adolescentes, preparando-os para o mercado de trabalho e, acima de tudo, para a vida.

“Estudar em uma escola de qualidade, poder sair e ter um espaço bacana para brincar, conversar com os amigos, é muito bom. Sinto que, aqui, somos bem cuidados”, elogia Maria Ivani Gomes, 12 anos, estudante da EMEF Maria Luiza Barbosa Chaves.

Outro aspecto bastante valorizado pelo Unicef é o combate às violências contra crianças e adolescentes. Uma das iniciativas adotadas pela Prefeitura é o “Enlaços – Serviço Família Acolhedora”, que visa o acolhimento familiar temporário de crianças e adolescentes afastados de suas famílias de origem por medidas de proteção.

A Prefeitura possui ainda o Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (Nuca), que é composto por cerca de 20 jovens e realiza diversas ações, como audiências públicas e eventos, voltadas para a melhoria da vida dos jovens. Matheus Alexandre, de 15 anos, é um dos participantes do Nuca e comenta sobre a importância do projeto: “As políticas públicas são uma das coisas mais importantes para uma cidade se desenvolver. É onde a gente debate o que pode melhorar em cada canto da nossa cidade; sobre pautas em que nós, adolescentes, normalmente não temos voz”.

Sobre a conquista do nono Selo Unicef pelo município, Matheus é sucinto: “Sinceramente, é incrível, né? Uma vitória para o povo horizontino”, resume.

O prefeito Nezinho Farias comemora a conquista e elogia os responsáveis. “O Selo Unicef não apenas representa um prêmio, mas comprova que estamos no caminho certo, promovendo políticas públicas que garantem o direito de cada criança e adolescente a uma vida digna, saudável, com proteção e oportunidades de crescimento. Parabenizamos toda a equipe que se dedicou incansavelmente para que Horizonte alcançasse mais essa vitória. Nossos agradecimentos especiais à Gestão Municipal, cuja liderança e empenho foram fundamentais para essa conquista”, destaca.

Compartilhe:
Veja Mais